A Linha 15-Prata abriu parcialmente neste sábado de Carnaval, operando apenas entre Jardim Colonial e Vila União. O motivo informado pelo Metrô envolve “ajustes em equipamentos de via”, em anúncio publicado apenas no final da noite de sexta-feira.
Originalmente a interdição ocorreria até às 7h, mas a companhia atualizou a informação nesta manhã, afirmando que as estações ficariam fechadas até às 8h00. Para transportar os passageiros no trecho, o Metrô acionou o Serviço PAESE, de ônibus gratuitos. O serviço normal foi restabelecido pouco depois das 8 horas.
“A alteração é necessária para que equipes técnicas façam ajustes em equipamentos de via. As atividades começam assim que a operação de sexta-feira terminar, à 0h do sábado, e serão estendidas pela complexidade dos trabalhos e a necessidade de testes com trens”, explicou a companhia.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Causa estranheza, no entanto, o aviso ter ocorrido tão tarde, poucos minutos antes do final da operação na sexta-feira, o que sugere um problema de última hora e não uma manutenção planejada. A Linha 15 tem sofrido com falhas no sistema de controle de trens CBTC que causaram interrupções na operação nas últimas semanas. Além disso, a superfície das vigas guia têm apresentado um desgaste incomum em emendas, o que tem exigido um trabalho de recuperação logo que são detectadas.
O ramal vive uma fase de expectativa pela abertura das novas áreas de manobra após Vila Prudente e Jardim Colonial. Os trechos são importantes para permitir uma operação mais ágil e com oferta maior de trens, porém, apesar das promessas da gestão anterior, as extensões operacionais ainda não foram entregues. Nem mesmo os testes com o CBTC nos fins de semana têm ocorrido, última fase antes que possa ocorrer a mudança.
Sabe dizer quantas versões tem o CBTC da linha 15?