Linha 15-Prata bate recorde de passageiros em meio à estreia da operação automática

Ramal de monotrilho do Metrô transportou 139 mil pessoas na quinta-feira, 15 de agosto, reflexo de mudanças operacionais. Trens começaram a circular no domingo no padrão GoA4
Trem da Linha 15-Prata (Jean Carlos)
Trem da Linha 15-Prata (Jean Carlos)

A Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo atingiu seu novo recorde de transporte de passageiros em um único dia na quinta-feira, 15 de agosto.

Nesse dia, o ramal de monotrilho atendeu 139 mil usuários, superando a marca anterior, obtida em maio deste ano (138 mil usuários/dia).

Segundo o Metrô, o volume mais elevado é fruto das mudanças operacionais adotadas na estação Vila Prudente, onde há a interligação com a Linha 2-Verde.

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Anteriormente, a companhia realizava embarques e desembarques no mesmo lado da plataforma, com o trem chegando e partindo da mesma posição.

Graças ao novo aparelho de mudança de via instalado após a estação, os trens da Linha 15 podem atender de ambos os lados da plataforma.

A nova configuração permite, portanto, que usuários desembarquem de um lado e embarquem na plataforma oposta, facilitando o fluxo, que também é beneficiado por novas escadas instaladas na transferência entre os dois ramais.

Trens operando nas duas plataformas da Estação Vila Prudente (Jean Carlos)
Trens operando nas duas plataformas da Estação Vila Prudente (Jean Carlos)

Operação automática teve início

Além do recorde, a Linha 15-Prata também registrou outro marco, o início da operação no padrão GoA4, ou seja, com os trens funcionando 100% de forma automática.

O primeiro dia de operação assistida foi neste domingo, 18, onde os operadores ainda estiveram presentes dentro do trem, mas sem agirem – apenas como observadores e preparados para assumir a condução em caso de algum imprevisto.

Segundo a companhia, a operação UTO (Unattended Train Operation, Operação com Trem sem Condutor) ocorreu sem registro de intercorrências.

Novo Centro de Controle da Manutenção
Novo Centro de Controle da Manutenção (Jean Carlos)

Monitoramento remoto de manuntemção

“Para suportar a operação UTO, o Metrô implementou um novo Posto de Supervisão do Tráfego no Centro de Controle da Linha 15-Prata (CC15). Esse posto permite o monitoramento remoto e em tempo real de todas as funcionalidades essenciais dos trens, assegurando que qualquer falha ou anomalia seja rapidamente identificada e corrigida”, explicou o Metrô.

O sistema de sinalização CBTC, usado na linhas, permite o acesso a informações detalhadas sobre os trens, incluindo o estado das baterias, ar-condicionado, portas, pneus, e sistemas de comunicação, garantindo uma operação segura e confiável.

Outra mudança conceitual foi a transferência do posto de manutenção da Linha 15 para o Centro de Controle de Manutenção (CCM) localizado no Pátio Jabaquara. “Agora, a Linha 15 integra a estratégia de manutenção das demais linhas do Metrô, com todos os dados dos trens sendo transmitidos em tempo real e analisados para prever e prevenir falhas, garantindo que a operação ocorra sem interrupções”, diz ainda a companhia.

O CCM trabalha com duas tecnologias, o Módulo Data Logger (MDL) e a Plataforma de Monitoramento de Ativos (PMA), que permitem monitorar os trens e sistemas em operação em tempo real e agir de forma preventiva em caso de chance de alguma pane.

 

 

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9 comments
  1. Mesmo recebendo migalhas do governo privatista de direita, o metrô ainda consegue planejar e entregar uma operação melhor que a da VIA PORCALIDADE…

    Imaginei se a estatal fosse valorizada e fortalecida, como ocorre no Japão com a JR Japan, por exemplo….

  2. Vai melhorar muito a operação da linha, visto que. as grandes falhas que ali ocorreram foram causadas pelos operadores ….

  3. Esta linha foi projetada para chegar a 500,000 usuarios/dia e, pelo menos por enquanto, é uma grande piada em movimento de passageiros, passados vários anos de funcionamento! vamos ver o que vem pela frente nos próximos anos? quem viver verá!

    1. ué não entendi, a culpa e do modal se ele foi projetado pra levar “x” e as pessoas ainda não aderiram?!?! tinham é que criar uma campanha para mostrar pra população que o negócio é seguro, diferente de uma galera aí que quer colocar medo e ver a linha definhar visando ganhos próprios. Povo precisa reconhecer o potencial dos modais de média capacidade principalmente numa cidade como São Paulo gigantesca como é. Ficar nessa ou é ônibus ou metrô pesado somente não dá mais!

  4. 139 mil diários
    parabéns Linha 15
    só faltam 261mil pra atingir os 400 mil previstos para o trecho
    “SUCESSOOOOOOO”

  5. Agora é ficar de olho, a linha 15 já vinha com pouquíssimas falhas, dando a impressão do metrô ter pegado a mão da operação do modal, que lembremos, é totalmente novo. Trazer a automação da linha promete coisas boas é avanço e não retrocesso. Nos ensaios da manobra atual na vila prudente quando estavam em automático era claro que o trem retornava mais rápido a estação. Teve caso registrado em vídeo inclusive que por causa dos atrasados-apressados o trem na plataforma demorou a sair e o outro saiu do track switch e ficou paradinho esperando o trem a frente sair da plataforma, isso totalmente em automático sem uma alma viva comandando os trens. Eles tinham e que pensar em aumentar a plataforma do monotrilho pois do jeito que tá vai ficar cada vez pior pra embarcar e desembarcar em horários de pico.

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