A Linha 15-Prata voltou a ver sua frota de trens crescer após perder duas composições por acidentes. Nesta madrugada do dia 27, um comboio formado por vários caminhões levou o trem S29 para o Pátio Oratório na Zona Leste.
O trem de prefixo S29 é o primeiro de 19 unidades que estão sendo fabricadas na China pela CRRC em parceria com a Alstom, a fornecedora oficial do Metrô.
Ele havia chegado de navio em outubro a Santos após viajar por semanas. A composição foi desembarcada e aguardava liberação alfandegária.
O trabalho de transporte do trem de monotrilho levou várias horas, começando ainda na noite da terça-feira, 26.
Agora, as equipes do Metrô irão remontar o trem S29 na viga-guia do pátio, processo que levará cerca de três semanas.
Em seguida, serão os testes de comissionamento para que o novo trem entre em serviço já no segundo trimestre de 2025.
Embora seja semelhante no visual à Frota M, fabricada pela Bombardier no Brasil, a Frota S tem diferenças técnicas, incluindo aprimoramentos desenvolvidos nos últimos anos.
A Alstom deve entregar os 18 trens que faltam até 2026 para reforçar a frota a tempo das inaugurações das estações Boa Esperança, Jacu Pêssego e Ipiranga em 2027.
Atualmente a Linha 15-Prata transporta mais de 140 mil passageiros por dia, mas em seu projeto final até Cidade Tiradentes, são esperados 500 mil usuários em dias úteis.