Linha 15-Prata do Metrô ganha trem novo chinês

Primeira composição de monotrilho foi entregue no Pátio Oratório nesta madrugada. Trem deve estrear em serviço em 2025
Trem S29 da Linha 15 chega ao pátio Oratório
Trem S29 da Linha 15 chega ao pátio Oratório

A Linha 15-Prata voltou a ver sua frota de trens crescer após perder duas composições por acidentes. Nesta madrugada do dia 27, um comboio formado por vários caminhões levou o trem S29 para o Pátio Oratório na Zona Leste.

O trem de prefixo S29 é o primeiro de 19 unidades que estão sendo fabricadas na China pela CRRC em parceria com a Alstom, a fornecedora oficial do Metrô.

Ele havia chegado de navio em outubro a Santos após viajar por semanas. A composição foi desembarcada e aguardava liberação alfandegária.

Composição deve começar a operar no 2º trimestre de 2025
Composição deve começar a operar no 2º trimestre de 2025

O trabalho de transporte do trem de monotrilho levou várias horas, começando ainda na noite da terça-feira, 26.

Agora, as equipes do Metrô irão remontar o trem S29 na viga-guia do pátio, processo que levará cerca de três semanas.

Em seguida, serão os testes de comissionamento para que o novo trem entre em serviço já no segundo trimestre de 2025.

Alstom deve entregar mais 18 trens até 2026
Alstom deve entregar mais 18 trens até 2026

Embora seja semelhante no visual à Frota M, fabricada pela Bombardier no Brasil, a Frota S tem diferenças técnicas, incluindo aprimoramentos desenvolvidos nos últimos anos.

A Alstom deve entregar os 18 trens que faltam até 2026 para reforçar a frota a tempo das inaugurações das estações Boa Esperança, Jacu Pêssego e Ipiranga em 2027.

Atualmente a Linha 15-Prata transporta mais de 140 mil passageiros por dia, mas em seu projeto final até Cidade Tiradentes, são esperados 500 mil usuários em dias úteis.

 

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Trem da Linha 3-Vermelha (Jean Carlos)

Tecnologia que vai melhorar a Linha 3-Vermelha segue sem prazo para operar

Related Posts