Finalmente a troca de trens na estação São Mateus, da Linha 15-Prata, acabou. O Metrô de São Paulo deu início à operação direta dos trens de monotrilho entre Vila Prudente e Jardim Colonial em todo o horário comercial desde o dia 1º de janeiro.
O site visitou o ramal nesta terça-feira e notou a nova estratégia operacional. Questionada, a assessoria de imprensa da companhia enviou a seguinte nota:
“O Metrô iniciou no dia 1 de janeiro a circulação direta dos trens da Linha 15-Prata entre as estações Jardim Colonial e Vila Prudente, sem a necessidade de baldeação em São Mateus. A melhoria foi possível com a evolução dos ajustes para a integração do sistema de sinalização e controle de trens do trecho mais novo, da estação Jardim Colonial, com o restante da linha“.
O trecho operacional após a estação Jardim Colonial ficou pronto no final de 2022, mas desde então o Metrô realizava testes no sistema CBTC para permitir a mudança de via na nova área.
Inicialmente, a viagem sem troca de trens foi disponibilizada aos fins de semana, mas suspensa por algum tempo. Em meses recentes, a operação voltou a ocorrer no final da noite apenas.
Nesse meio tempo, a companhia interditou a Linha 15-Prata em vários finais de semana enquanto realizava adequações.
Extensão operacional de Vila Prudente segue fora de operação
A estação Jardim Colonial foi inaugurada em 29 de dezembro de 2021, mas só pode funcionar operando com um trem isolado indo até São Mateus, em virtude da falta de um “track-switch” para que os trens pudessem manobrar.
O Metrô tem ainda outra extensão operacional com as obras civis finalizadas, após Vila Prudente, e que pode contribuir para a redução do intervalo. No entanto, até o momento ela não foi acionada.
A companhia passa por uma fase de transição em relação à manutenção dos trens Innovia 300, fornecidos pela Alstom. Das 27 composições, 22 estão fora da garantia enquanto outras duas (M22 e M23) teriam sido canibalizados para recuperar os trens M14 e M15.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A fabricante francesa está montando mais 19 trens de monotrilho na China, porém, não se sabe quando eles serão enviados ao Brasil.
Ué, eu não estava sabendo disso, mas o importante é que isso agiliza o transporte para o pessoal da região e espero que a área de manobras após Vila Prudente entre em operação o mais breve possível!
Eu ouvi um amém?
Calma lá, acredito q isso se deve por conta do retorno das composições avariadas nesse ano, se por acaso muitos trens ficarem em manutenção, a baldeação pode ser q volte por conta da frota desfalcada.
Isso não influencia em nada, até pq é apenas uma estação a mais, o headway sofre pouquíssima interferência com apenas 2km a mais de percurso total até o track switch, esse longo período de teste provavelmente se deu pela inabilidade da finada bombardier com o sistema cbtc nessa linha, que como todos sabemos já causou 2 acidentes, pelo visto o próprio metrô teve que resolver isso pra botar o track switch prs funcionar com 100% de exito e segurança
Bom dia, pode até ser verdade mas só acredito vendo,uso a linha desde o início e nunca funcionou 80%,pode ser que com as eleições funcione até o dia da votação.
Isso teria um pouco de sentido se fosse eleição do governo, o que não é o caso…
Felizmente com a obra referida, a região de São Mateus valorizou de maneira considerável e possui vários empreendimentos aparecendo.
Só vou acreditar quando chegar até Hospital Cidade Tiradentes.