Linha 15-Prata: fim da baldeação em São Mateus fica para 2023

Operação da área de manobras após a estação Jardim Colonial deveria ocorrer no final de dezembro, mas presidente do Metrô atualizou previsão para janeiro em seu perfil no Twitter
Estação Jardim Colonial
Estação Jardim Colonial (iTechdrones)

O fim da necessidade de troca de trens na Linha 15-Prata para quem utiliza a estação Jardim Colonial vai demorar um pouco mais para ocorrer. Antes prevista para o final deste mês, a operação da nova área de manobras após a estação só ocorrerá no dia 19 de janeiro de 2023.

A informação foi compartilhada pelo presidente do Metrô, Silvani Pereira, em resposta a um seguidor de seu perfil no Twitter. A companhia está realizando testes no sistema de sinalização CBTC aos finais de semana para liberar uma nova versão de software que inclua o uso do “track-switch” construído sobre a Avenida Ragueb Chohfi.

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A extensão é necessária para que os trens de monotrilho possam manobrar e retornar na via sentido Vila Prudente, algo que só é possível na estação São Mateus. Por conta disso, o Metrô faz viagens de ida-e-volta com um trem entre São Mateus e Jardim Colonial, o que se reflete em maior tempo de percurso. A nova estação tem transportado diariamente cerca de 5 mil pessoas, mas a expectativa é que esse número cresça assim que o fim da troca ocorra.

Outra melhoria importante na Linha 15 será a liberação da segunda área de manobras, após Vila Prudente. Com ela, o Metrô poderá inserir mais trens no carrossel e assim ampliar a capacidade do ramal. Atualmente circulam por toda a linha 117 mil pessoas durante dias úteis, mas a capacidade nominal é bem mais elevada, em torno de 300 mil passageiros.

Trem de monotrilho em testes na nova área de manobras perto de Jardim Colonial (CMSP)

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1 comment
  1. Mas porque de tanta demora. Que motivo eles tem para não agilizarem os testes. Ficam prejudicando a população nos finais de semana.

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