Em alguns dias de novembro, a Linha 15-Prata chegou a transportar quase 100 mil usuários em dias úteis, segundo o Metrô. Trata-se de um patamar que o ramal, inaugurado em 2014, raramente atingiu até hoje.
Segundo dados da companhia, a média em dias úteis (MDU) no mês passado foi de 95 mil passageiros, alta de 7 mil em relação a outubro. Apenas em outros três momentos o monotrilho transportou mais pessoas: em novembro de 2019, janeiro e fevereiro de 2020, quando o incidente com o ‘run-flat’ paralisou a operação.
Naquele fatídico mês, a Linha 15-Prata atingiu uma média de 116 mil usuários por dia e parecia se firmar como uma opção atraente de transporte na Zona Leste. Mas a ocorrência que culminou com o estouro de um pneu e a constatação que o projeto tinha problemas de nascença fizeram o ramal ficar quase quatro meses parado.
Nesse intervalo, a pandemia do Covid-19 acabou sendo um inibidor de demanda, atrasando a retomada, que tem sido mais lenta do que na primeira fase de crescimento.
Com a inauguração da estação Jardim Colonial ainda neste mês, o ramal de monotrilho deve ter em 2022 seu melhor ano em demanda, que ainda está bastante distante da planejada.
Será preciso esperar os meses de dezembro e janeiro, de menor movimento, para então saber se a Linha 15-Prata voltará à casa dos seis dígitos e superará a marca de fevereiro do ano passado.
Tudo leva a crer que finalmente o monotrilho poderá ganhar confiabilidade e mostrar a que veio, a despeito de frequentes falhas ainda afetarem a operação em alguns momentos. A finalização dos dois novos track-switches (aparelhos de mudança de via) no ano que vem fará com que o carrossel de trens ganhe agilidade e assim oferecer mais partidas e uma viagem mais rápida.
Isso, claro, se não tivermos mais surpresas desagradáveis, o que não é novidade no projeto.
E ainda assim Doriana e Galinha insistem em dizer que BRT lixo é o ideal.
Este tal de BRT não vai sair do papel, é apenas um engodo eleitoral, o ex secretário Baldy havia anunciado em abril que as obras começariam em novembro deste ano. Nada aconteceu…nem as desapropriações foram iniciadas e o atual secretário nem toca no assunto, mas a Metra/ Next mobilidade já se apoderou de toda área 5 e embolsou mais de 890 milhões. Alguma duvida de que ela vai ajudar na campanha do Dória?
Que essa merd4 jamais saia do papel, para assim o sucessor ressuscitar a linha 18.
Prefake maldoria lixo acha que vai ganhar eleição. Ele junto com o Bozo vão encerrar suas carreiras politicas ano que vem, podem anotar isso. Não ganham nem para síndico!
Um transporte muito mal planejado e com inúmeras falhas. Já não está aguentando o aumento de demanda.
Agora que já está ai, vai ser preciso corrigir todas as falhas, amadurecer o que já tem e botar pra funcionar de verdade!
Se o monotrilho teve falhas é culpa unicamente do Metrô SP, não do modal.
A CMSP tem que amadurecer esse modal e adaptar à realidade brasileira, a companhia não faz a manutenção adequada e coloca a culpa no modal, talvez se a concessão realmente tivesse ocorrido a linha 15 não tivesse ficado parada por meses, enfim, existem sistemas de monotrilho no Japão já com bastante tempo em operação e nunca deu problema.