Linha 15-Prata pode entrar em pacote de concessão das linhas 19 ou 20

Governo Tarcísio de Freitas segue avaliando cenários de concessões de linhas metroviárias e até mesmo a privatização do Metrô
Trem da Linha 15-Prata
Trem da Linha 15-Prata (Jean Carlos)

O programa de mobilidade urbana do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem sido um dos mais ambiciosos já lançados e prevê a concessão de todo o sistema sobre trilhos de São Paulo.

Há atualmente quatro lotes de projetos sendo tocados pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, o primeiro deles a concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM, o segundo o lançamento do TIC Sorocaba e a revisão dos projetos do TIC São José dos Campos e Santos, e o terceiro, a concessão das linhas 10 e 14 de trens metropolitanos.

O quarto lote, embora mais distante, é talvez o de maior complexidade. Ele envolve o lançamento das linhas 19-Celeste ou 20-Rosa, mas pode ser mais amplo, incluindo a privatização do próprio Metrô.

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Mapa futuro da rede metroferroviária de São Paulo
Mapa futuro da rede metroferroviária de São Paulo (CMSP)

Segundo informações vistas pelo site, uma das hipóteses avaliadas é incluir a Linha 15-Prata no pacote.

O ramal de monotrilho, que deveria ter sido concedido à iniciativa privada em 2019, mas foi impedido por uma decisão atrapalhada de um juiz, voltou à estaca zero recentemente após o governo encerrar o processo por falta de interesse da CCR, empresa que havia vencido o leilão.

Desestatização?

O governador Tarcísio já reconheceu em algumas ocasiões que planeja mudar o perfil da Companhia do Metropolitano de São Paulo, conhecida como “Metrô”. Há ideias de transformá-la numa empresa de estudos e projetos e também de torná-la parcialmente privada ao leiloar parte de suas ações.

No entanto, o tema é complexo já que a companhia opera quatro ramais importantes na malha enquanto projeta várias outras linhas e toca obras nas linhas 2-Verde, 15-Prata e 17-Ouro.

Como acomodar todos esses ativos de forma eficiente é o grande desafio e aí pesam decisões como priorizar ou não a Linha 20-Rosa ou a Linha 19-Celeste, de projeto mais adiantado.

Trem da Linha 1-Azul (Jean Carlos)
Trem da Linha 1-Azul: privatização da Companhia do Metropolitano de São Paulo está em estudos (Jean Carlos)

Será preciso também incluir a extensão da Linha 2-Verde e investimentos na Linha 15-Prata, de acordo com dados do governo.

As linhas 19 e 20 deverão ser a princípio alvo de projetos de parcerias público-privadas, mas isso dependerá de uma possível “privatização do Metrô”.

O cronograma da Secretaria de Parcerias em Investimentos indica que o estudo final sobre a desestatização do Metrô deverá ser concluído em setembro.

Após isso, o governo espera decidir como oferecerá esses ativos ao mercado até novembro e em seguida iniciar apresentações, audiências e consultas públicas antes da publicação do edital em março de 2025.

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7 comments
  1. Destruir / Vender uma empresa inteira para viabilizar uma linha de metrô. Antes o privado deveria realizar os investimentos, hoje o custo é alto de mais para atrair interesse do mercado e precisa do aporte do governo. Tarcísio tem um projeto entregar pouco e enriquecer alguns. Haja visto a Sabesp.

  2. Passagem a 10 reais até 2030. Esse vai ser o resultado da privatização porca do Tarcisio.

    Nao tem segredo. Até então a privatização tem sido sustentada tirando recursos das outras linhas e aumentando o bilionário subsidio. Privatizando tudo nao vai ter mais como disfarçar e a passagem vai subir muito.

    Pode printar esse comentário a vontade e nos falamos novamente em 2030.

  3. – Eu tenho um projeto super AUDACIOSO para a minha empresa.
    – É mesmo? E o que você vai fazer pra melhorar ela?
    – Melhorar? Não, vou é vender…

    Sério mesmo que isso é “audacioso”? Se livrar de uma empresa pública crucial para a população, sobretudo a classe trabalhadora? Onde está o ESFORÇO e COMPROMISSO nisso?

    E ainda tem gente que aplaude…

  4. “Plano Ambicioso”, chamando um Juíz de “Atrapalhado”… ai ai. Se não tomarem cuidado o site ficará muito tendencioso.

    O governo Tarcísio é PRE-GUI-ÇO-SO, ao terceirizar sua responsabilidade, que é cuidar do patrimônio público Paulista.

  5. O governador Tarcísio de Freitas afirmou no portal “g1” que o estado de São Paulo paga cerca de R$ 21 bilhões dos chamados “serviços da dívida” por ano, o que compromete os investimentos.

    “Vamos tentar dar ordem de grandeza. A maior obra em execução na América Latina é a obra da linha 6 do metrô de São Paulo. São R$ 18 bilhões de investimento. Então, se você paga R$ 21 bilhões de serviço da dívida por ano, você está pagando uma linha 6 por ano e ainda sobram R$ 3 bilhões”, declarou.

    E ainda segundo o portal “Metrópoles”, no topo dos maiores devedores da União está São Paulo, com cerca de R$ 280,8 bilhões, seguido do RJ, com R$ 160 bilhões, MG, R$ 147,9 bilhões, e RS R$ 95,2 bilhões. Os dados foram fornecidos pelo Ministério da Fazenda, via Lei de Acesso à Informação (LAI).

    Esta já é a verdadeira situação presente e não futura, quando deixar o cargo!

    Onde está este tal “Estado Eficiente” propagado pelos bajuladores!?

  6. O site nem disfarça mais a empolgação com o “plano ambicioso” da gestão Tarcísio. Quero ver quando não sobrar Metrô e CPTM e as expansões ficarem estagnadas por conta do comprometimento do orçamento público com as obrigações contratuais junto às concessionárias, o que será publicado aqui.
    Pra finalizar: será que apenas o juiz foi atrapalhado, ou a atual gestão também?

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