O Metrô de São Paulo recebeu nesta quinta-feira, 26, dois novos trens da Frota S. Os trens que foram fabricados pela CRRC em parceria com a Alstom deverão reforçar a frota da Linha 15-Prata.
Os trens foram recepcionados no pátio Oratório e passaram por um processo de pré-montagem com o acoplamento nas vigas-guia em forma sequencial. Posteriormente será realizada a montagem e ajuste fino para união dos carros.

A montagem de uma composição leva cerca de 20 dias e é realizada tanto mecanicamente como eletricamente.
Atualmente três dos 19 novos trens para a Linha 15-Prata já estão no Brasil. A compra representa um investimento da ordem de R$ 1,4 bilhão.
O Metrô ainda informou que o quarto trem já está embarcado e a caminho do Brasil. A entrega de todos os trens deve ser finalizada em 2026.

A previsão é de que a frota do monotrilho seja reforçada a partir de maio de 2025 com a entrada em operação comercial dos novos trens. O ramal tem tido aumentos gradativos de demanda, o que pressiona a inserção de mais composições no carrossel.
A compra faz parte dos investimentos da expansão da Linha 15-Prata que será prolongada para Jacú Pêssego e para Ipiranga nas extremidades leste e oeste respectivamente.