O Metrô de São Paulo conseguiu oferecer mais viagens para os passageiros da Linha 15-Prata em setembro, estabelecendo o novo recorde do ramal de monotrilho.
Segundo dados da companhia, foram transportados em média em dias úteis 137 mil usuários, ligeiramente acima de agosto, recorde anterior.
No mês passado, a espera por um trem caiu de 187 para 179 segundos, redução de 4,2%. O intervalo, no entanto, ainda está distante de outros ramais como a Linha 2-Verde, onde o tempo é de 137 segundos.
A maior oferta pode ser explicada pelo reforço da frota e as mudanças de estratégia na operação, com a introdução do aparelho de mudança de via após a estação Vila Prudente.
Com isso, atualmente os passageiros estão usando uma plataforma para embarque e outra para desembarque.
Frota S chegando
Há vários meses, o Metrô tem realizado aprimoramentos na infraestrutura da Linha 15-Prata após seguidas falhas e problemas como o desgaste inesperado das vigas-guia de concreto.
Além disso, a companhia está realizando viagens totalmente automáticas com os trens Innovia 300 após um longo período em que operadores foram mantidos a bordo.
O objetivo é tornar o ramal apto ao padrão GoA4, em que não há necessidade de um condutor e toda operação é feita à distância, do Centro de Controle Operacional (CCO).
Mas a redução do intervalo deve continuar assim que o Metrô colocar em operação os primeiros trens da Frota S, fabricada pela Alstom na China.
O primeiro deles (S29) está em Santos e deve ser levado para o Pátio Oratório nas próximas semanas. A estreia em serviço ocorrerá no 1º trimestre de 2025.
Toda a frota de 19 trens deverá ser entregue até o início de 2026, a fim de serem preparados para a expansão do ramal em 2027.
Uma prova de que o modal é viável, mas obviamente que a grande mídia e um famoso blog de mobilidade não vão falar sobre isso.
Já até sei qual é esse blog rsrs
O monotrilho foi um modal novo e teve uma curva de aprendizado. Hoje a Linha 15 é a que tem menos problemas contando monotrilho e metrô.
O monotrilho esta muito melhor, mas dizer que é a linha com menos falhas é mentira. Especialmente se for olhar o numero de falhas por passageiro transportado
perderam a grande chance de construir a L 18 e o monotrilho de salvador.