Linha 15-Prata tem aumento de avaliação positiva enquanto bate recorde de passageiros transportados

Ramal recebeu aprovação de 78% dos passageiros em 2024. Metrô investiu R$ 1,4 bilhão em obras de ampliação e implantação nas linhas 15 e 17 no ultimo ano
Linha 15-Prata de monotrilhos (Jean Carlos)
Linha 15-Prata de monotrilhos (Jean Carlos)

O sistema de monotrilho implantado pelo Metrô de São Paulo está não só sendo ampliado, mas ganhando plena aprovação por parte da população. A companhia está avançando com os projetos das linhas 15-Prata e 17-Ouro.

As informações constam do Relatório Integrado 2024 que foi publicado pela Companhia do Metropolitano.

Aprovação recorde da Linha 15-Prata

A Linha 15-Prata atualmente possui 14,5 km de extensão e 11 estações cortando a zona leste de Vila Prudente até Jardim Colonial. O meio de transporte vem quebrando recordes sucessivos de demanda e já chegou a transportar 147 mil passageiros por dia em 2024.

Linha 15-Prata de monotrilho (CMSP)
Linha 15-Prata de monotrilho (CMSP)

A Linha 15-Prata não se destaca apenas pela sua demanda crescente, mas pela qualidade dos serviços prestados em prol da coletividade. Para 78% dos passageiros, o ramal é considerado bom ou ótimo. O valor é superior ao da avaliação do próprio Metrô em geral.

Recorde de aprovação na Linha 15-Prata (CMSP)
Recorde de aprovação na Linha 15-Prata (CMSP)

O sistema conta com equipamentos e softwares de ponta que permitem o controle dos trens de forma segura. Atualmente o intervalo dos trens é de 179 segundos com margem para diminuir para 75 segundos. É a primeira linha do Metrô de São Paulo a operar em regime UTO (GoA4) dispensando totalmente a presença de um operador de trem embarcado.

Expansão

O Metrô está trabalhando com obras de expansão da Linha 15-Prata em duas frente. Para leste o sistema chegará até Jacu Pêssego e para oeste se integrará com a Linha 10-Turquesa na Estação Ipiranga

Investimentos em expansão (CMSP)
Investimentos em expansão (CMSP)

O investimento financeiro nas obras civis e adequações foi de R$ 661 milhões apenas na expansão da Linha 15-Prata. Novos trens da Frota S e um novo pátio estão sendo construídos.

A expansão trará benefícios ambientais importantes. Serão reduzidos a emissão de 182 toneladas de poluentes, 20 mil toneladas de gases de efeito estufa e 9,4 milhões de litros de combustível.

Expansão da Linha 15-Prata (CMSP)
Expansão da Linha 15-Prata (CMSP)

Linha 17-Ouro em 2026

A Linha 17-Ouro está em fase de implantação. Superado os problemas jurídicos, as obras se encaminham para sua finalização nas estações. Enquanto isso no pátio as atividades prosseguem, inclusive com a entrega de novos trens.

Linha 17-Ouro de monotrilho (CMSP)
Linha 17-Ouro de monotrilho (CMSP)

A BYD, responsável pela fabricação dos trens, está fornecendo composições personalizadas para o novo trecho. As composições possuem cinco carros e sistema de suspensão aprimorado, minimizando as trepidações.

Serão os primeiros trens com tecnologia de  baterias de tração capazes de movimentar os trens por até 8 quilômetros sem estar conectado na rede elétrica. O  ramal com 6,7 km de extensão e 8 estações interligará a Marginal Pinheiros até o Aeroporto de Congonhas.

Frota N da Linha 17-Ouro (Jean Carlos)
Frota N da Linha 17-Ouro (Jean Carlos)

O investimento para implantação do trecho é de R$ 722 milhões em 2024. As obras receberam a certificação ISO 9001 que atesta a qualidade no gerenciamento das obras.

Expansão da Linha 17-Ouro de monotrilho (CMSP)
Expansão da Linha 17-Ouro de monotrilho (CMSP)

Quando implantada a Linha 17-Ouro vai reduzir a emissão de 226 toneladas de poluentes, 25 mil toneladas de gases do efeito estufa e eliminar o consumo de 11,7 milhões de litros de combustível por ano.

Reconhecimento internacional

Os engenheiros e técnicos do Metrô de São Paulo ajudaram a modelar um Guia de Planejamento de Monotrilhos. O documento criado pela International Monorail Association utilizou a Linha 15-Prata como caso de sucesso, sendo o sistema de maior capacidade instalada no mundo.

Guia de Monotrilhos contou com participação de metroviários (CMSP)
Guia de Monotrilhos contou com participação de metroviários (CMSP)

A mesma equipe que participou do guia está também desenvolvendo tecnologias para inspeção de vigas através de drones e sensores termográficos. A solução será uma importante aliada na manutenção das estruturas físicas e sistemas.

Sistema de inspeção de vigas com drone (CMSP)
Sistema de inspeção de vigas com drone (CMSP)
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    1. Se for pensar assim, todas as linhas são um fracasso kkkkkk a Linha 12 – Safira opera com quase 1/3 dos passageiros em comparação com a Linha 11, sendo ambas o mesmo modal. A Estação Luz e Pinheiros (e diversas outras) vivem com escadas desligadas no pico pra conter fluxo. Comentário totalmente sem parâmetro kkkk

  1. linha foi projetada com a justificativa de que poderia transportar 500 mil passageiros por dia, sendo muito melhor que um sistema de BRT! até agora não disse a que veio, quem viver mais 10 anos verá quando a linha estiver terminada ??

    1. Como não disse a que veio? 500 mil é com ela completa até o Hospital Cidade Tiradentes. E com certeza é melgor que o BRT, vide a adesão da Linha 15 em comparação ao Expresso Tiradentes, a requalificação urbana quem ambas trouxeram, a integração física e tarifária com outras linhas, tempo de viagem e etc

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