O sistema de monotrilho implantado pelo Metrô de São Paulo está não só sendo ampliado, mas ganhando plena aprovação por parte da população. A companhia está avançando com os projetos das linhas 15-Prata e 17-Ouro.
As informações constam do Relatório Integrado 2024 que foi publicado pela Companhia do Metropolitano.
Aprovação recorde da Linha 15-Prata
A Linha 15-Prata atualmente possui 14,5 km de extensão e 11 estações cortando a zona leste de Vila Prudente até Jardim Colonial. O meio de transporte vem quebrando recordes sucessivos de demanda e já chegou a transportar 147 mil passageiros por dia em 2024.

A Linha 15-Prata não se destaca apenas pela sua demanda crescente, mas pela qualidade dos serviços prestados em prol da coletividade. Para 78% dos passageiros, o ramal é considerado bom ou ótimo. O valor é superior ao da avaliação do próprio Metrô em geral.

O sistema conta com equipamentos e softwares de ponta que permitem o controle dos trens de forma segura. Atualmente o intervalo dos trens é de 179 segundos com margem para diminuir para 75 segundos. É a primeira linha do Metrô de São Paulo a operar em regime UTO (GoA4) dispensando totalmente a presença de um operador de trem embarcado.
Expansão
O Metrô está trabalhando com obras de expansão da Linha 15-Prata em duas frente. Para leste o sistema chegará até Jacu Pêssego e para oeste se integrará com a Linha 10-Turquesa na Estação Ipiranga

O investimento financeiro nas obras civis e adequações foi de R$ 661 milhões apenas na expansão da Linha 15-Prata. Novos trens da Frota S e um novo pátio estão sendo construídos.
A expansão trará benefícios ambientais importantes. Serão reduzidos a emissão de 182 toneladas de poluentes, 20 mil toneladas de gases de efeito estufa e 9,4 milhões de litros de combustível.

Linha 17-Ouro em 2026
A Linha 17-Ouro está em fase de implantação. Superado os problemas jurídicos, as obras se encaminham para sua finalização nas estações. Enquanto isso no pátio as atividades prosseguem, inclusive com a entrega de novos trens.

A BYD, responsável pela fabricação dos trens, está fornecendo composições personalizadas para o novo trecho. As composições possuem cinco carros e sistema de suspensão aprimorado, minimizando as trepidações.
Serão os primeiros trens com tecnologia de baterias de tração capazes de movimentar os trens por até 8 quilômetros sem estar conectado na rede elétrica. O ramal com 6,7 km de extensão e 8 estações interligará a Marginal Pinheiros até o Aeroporto de Congonhas.

O investimento para implantação do trecho é de R$ 722 milhões em 2024. As obras receberam a certificação ISO 9001 que atesta a qualidade no gerenciamento das obras.

Quando implantada a Linha 17-Ouro vai reduzir a emissão de 226 toneladas de poluentes, 25 mil toneladas de gases do efeito estufa e eliminar o consumo de 11,7 milhões de litros de combustível por ano.
Reconhecimento internacional
Os engenheiros e técnicos do Metrô de São Paulo ajudaram a modelar um Guia de Planejamento de Monotrilhos. O documento criado pela International Monorail Association utilizou a Linha 15-Prata como caso de sucesso, sendo o sistema de maior capacidade instalada no mundo.

A mesma equipe que participou do guia está também desenvolvendo tecnologias para inspeção de vigas através de drones e sensores termográficos. A solução será uma importante aliada na manutenção das estruturas físicas e sistemas.

uau, 147 mil passageiros, quando estavam estimados 400 mil por dia. que grande sucesso 🙌
escadas rolantes desligadas no pico, elevadores vivem quebrados. A linha nova que já parece velha
Saudade de pegar ônibus velho e lotado, né?
Se for pensar assim, todas as linhas são um fracasso kkkkkk a Linha 12 – Safira opera com quase 1/3 dos passageiros em comparação com a Linha 11, sendo ambas o mesmo modal. A Estação Luz e Pinheiros (e diversas outras) vivem com escadas desligadas no pico pra conter fluxo. Comentário totalmente sem parâmetro kkkk
linha foi projetada com a justificativa de que poderia transportar 500 mil passageiros por dia, sendo muito melhor que um sistema de BRT! até agora não disse a que veio, quem viver mais 10 anos verá quando a linha estiver terminada ??
Como não disse a que veio? 500 mil é com ela completa até o Hospital Cidade Tiradentes. E com certeza é melgor que o BRT, vide a adesão da Linha 15 em comparação ao Expresso Tiradentes, a requalificação urbana quem ambas trouxeram, a integração física e tarifária com outras linhas, tempo de viagem e etc