Quase quatro meses após sua inauguração, o novo trecho de quatro estações da Linha 15-Prata do Metrô terá seu horário de funcionamento ampliado no próximo dia 30, uma segunda-feira. A partir desta data as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União abrirão uma hora mais cedo, às 9 horas, e fecharão às 16 horas, também com uma hora a mais de funcionamento – a estação Oratório, acesso para o trecho, também está incluída nessa mudança.
O monotrilho da Zona Leste teve a segunda etapa inaugurada em 6 de abril, no último dia do mandato de Geraldo Alckmin, governador do PSDB que se afastou do cargo no dia seguinte para concorrer à presidência da República em outubro. Com estações incompletas e ainda cheias de poeira e entulho, a Linha 15 acabou levando bastante tempo para ganhar confiabilidade e ter seu horário ampliado, contra todas as previsões do governo.
Antes esperado para março, o novo trecho de oito estações foi fatiado: além das quatro paradas abertas em abril, a estação Jardim Planalto deve ser aberta em agosto enquanto as últimas três (Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus) ficaram para o último trimestre. O início da operação comercial, quando de fato o monotrilho será colocado à prova (horário das 4h40 à meia-noite com cobrança de tarifa), porém, ainda segue um mistério. Normalmente o Metrô terá de fazer isso no atual trecho em testes quando abrir as três estações finais, mas nada é garantido.
Ao mesmo tempo, o governo também postergou a concessão da linha para a iniciativa privada. O leilão havia sido marcado para junho e depois alterado para julho – agora ocorrerá em novembro apenas, o que coloca a assinatura do contrato provavelmente para a próxima gestão.
Veja também: Está chegando o grande teste para o monotrilho da Linha 15
Se fosse feito metrô ao invés dessa “bomba” ….
Esse monotrilho é um dos maiores fiascos que já vi na vida.Já deveria ter gente presa por conta disso.
Esse monotrilho é um dos maiores fiascos que eu já vi na vida.Já deveria ter gente presa por conta disso.
Sou morador da região da Sapopemba, mais precisamente no Parque Santa Madalena, já peguei o monotrilho em varias oportunidades e acredito que de fato esse modelo deve atender a região, se o intervalo entre os trens for como no metro, agora se ficar muito “esticado” vai ficar complicado.
Eu, fico imaginando o superfaturamento que teve… Muita sujeira!
Espero que tenha grande serventia.
Na torcida.