Linha 16-Violeta passa a frente da Linha 20-Rosa e pode ser leiloada em 2025

Secretaria de Parcerias em Investimentos afirmou que ramal entre Oscar Freire e Abel Ferreira foi priorizado após interesse privado
Linha 16-Violeta deverá ser priorizada (Jean Carlos)
Linha 16-Violeta deverá ser priorizada (Jean Carlos)

A Linha 16-Violeta, que deverá ligar Oscar Freire até Abel Ferreira, é considerada pelo governo do estado mais iminente entre os projetos metroviários em estudos.

As informações foram dadas pelo secretário Rafael Benini da pasta de Parcerias em Investimentos em entrevista ao CNN Money. Segundo ele, a nova linha metroviária poderá ser leiloada em 2025.

“A [Linha] 16 já está mais adiantada até porque recebemos uma manifestação de interesse privado. Então se tem alguém que tem interesse nessa linha…o trabalho fica mais tranquilo”, disse o executivo.

Em virtude disso, ela será licitada antes das linhas 19-Celeste (Bosque Maia-Anhangabaú) e 20-Rosa (Santa Marina-Santo André), cujos projetos vêm sendo gestados há mais tempo.

Traçado da Linha 16-Violeta sugerido pela Acciona (Jean Carlos)
Traçado da Linha 16-Violeta sugerido pela Acciona (Jean Carlos)

A mudança nos planos ocorreu após a apresentação de uma MIP (Manifestação de Interesse Privado) realizada pela construtora espanhola Acciona em agosto.

O governo abriu uma PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) para colher contribuições de pessoas físicas e jurídicas.

Benini revelou ainda que outros grupos mostraram interesse pelo projeto da Linha 16, mas não citou nomes.

Dentro deste contexto, novos grupos se mostraram interessadas pelo projeto, tanto em âmbito nacional como internacional.

Mudança de planos

A priorização do projeto se dá em um cenário onde a atratividade natural do projeto já coloca potenciais players em uma lista de interessados, minimizando o tempo de negociação e modelagens tradicionais em projetos de concessão com maior risco.

Traçado final da Linha 20-Rosa (CMSP)
Linha 20-Rosa deverá ser concedida posteriormente (CMSP)

A entrada da Linha 16-Violeta no escopo de novas linhas modificou as expectativas do governo na concessão das demais linhas. Agora a Linha 22-Marrom (Sumaré-Cotia) deverá entrar no hall de linha a serem repassadas no pacote de ramais existentes.

Ainda não se sabe exatamente como deverá ficar a disposição de investimentos do conjunto de linhas do Metrô de São Paulo. Até então a estratégia era de realizar concessões casadas entre as linhas 1 e 20, 2 e 19, ficando por último o pacote com a Linha 3-Vermelha.

Localização das estações da Linha 22-Marrom (Jean Carlos)
Localização das estações da Linha 22-Marrom (Jean Carlos)

Segundo o secretário, alguns dos leilões propostos poderão ser realizados até 2026, mas sem dar detalhes de quais certames estariam na praça. Benini ressaltou o interesse em deixar para o sucessor do Palácio dos Bandeirantes uma lista estruturada de novas parcerias com a iniciativa privada.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
10 comments
  1. Quem está fazendo, não sei. Mas fato é que as sondagens de solo (perfuração e análise) estão bem adiantadas na ponta da Abel Ferreira e Anália Franco. Talvez tudo venha pronto de quem tem interesse, no caso maior, a Acciona.

  2. Preocupante! Como uma linha que “acabou de nascer” vai ser leiloada antes das outras? E ainda mais com as mudanças propostas recentemente? Até entendo ela ser prioritária contra a linha 22, por exemplo, mas a frente das 19 e 20? Isso é bizarro.

    O Governo do Estado está perdidinho, apenas com o tesão de conceder sem sequer analisar o básico. Piada.

    1. Nao é bizarro se vc tiver o mínimo de conhecimento sobre o assunto.
      O fato é que é um erro grotesco ter a linha 6 laranja terminando em Sao Joaquim quando ela deveria terminar no minimo em Analia Franco.
      A linha 16 é a continuação natural da linha 6 porem num projeto mais encorpado.
      O governo precisa é parar que ficar fazendo linhas que terminem na linha 1 e sim linhas que a Atravessem

  3. A Linha 20 perdeu parte de sua atratividade após o governo do estado inventar uma extensão para o ABC, como forma de compensar o fim da Linha 18.

    Não há interesse do mercado em construir e operar a Linha 20 além de Saúde.

  4. Será a cereja do bolo do despreparo, incompetência e desonestidade desse desgoverno que foi instaurado em SP. Triste ver o que estão fazendo com empresas públicas, em total favorecimento de grupos privados, sem qualquer contestação por parte da imprensa e opinião pública

  5. Esse governo acha que basta uma empresa privada demonstrar interesse e o projeto magicamente sai do papel kkkkkkkkkkkk
    Beleza, e o projeto básico? E os estudos ambientais? Essa linha não tem NADA pronto, é só um protocolo de intenções.

  6. Veio do nada, surgiu do nada, vai ser leiloada pelo valor de quase nada e o comprador ninguém sabe de nada

    Mas o que importa é que entrará na frente de outras linhas que urgem maior necessidade como a 20 – Rosa que atenderia uma boa parte da população à Vl. Olímpia/Berrini que atualmente ninguém sai de lá de carro e para entrar na L9 é um sacrífico

    Mas vamos fazer a “Linha dos Parques”!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
TIC Trens deve iniciar treinamentos oficialmente em dezembro (Jean Carlos)

TIC Trens deverá intensificar treinamentos de funcionários a partir de dezembro

Next Post
Bloco A de manutenção da Linha 6-Laranja

Pátio Morro Grande da Linha 6-Laranja ganha forma com avanço das obras

Related Posts