Linha 16-Violeta unida à Linha 6-Laranja? É o que sugere governo em mapa

Apresentação divulgada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos sobre as linhas 11, 12 e 13 mostra os dois ramais de metrô se encontrando na futura estação Parque da Mooca
Linha 16-Violeta
Linha 16-Violeta (Jean Carlos)

A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem sido célere em lançar projetos de concessões sobre trilhos e isso tem “inundado” o mercado com informações variadas e muitas vezes conflitantes.

Uma delas surgiu dias atrás quando a Secretaria de Parcerias de Investimentos (SPI) publicou a apresentação usada na audiência pública de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

No meio do documento foi divulgado um mapa bastante abrangente da malha metroferroviária prevista para 2050. E nele as linhas 6-Laranja e 16-Violeta apareceram se encontrando na futura estação Parque da Mooca.

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Acima o novo mapa mostrando a Linha 6 e a Linha 16 se encontrando em Parque da Mooca
Acima o novo mapa mostrando a Linha 6 e a Linha 16 se encontrando em Parque da Mooca. Abaixo o mapa anterior

Trata-se de uma revisão considerável do plano original, que prevê que a Linha 16 só termine na região do Jardim Paulistano, conectada à Linha 4-Amarela na estação Oscar Freire.

Ou seja, a mudança suprimiria sete estações e duas importantes conexões (além da Linha 4 também com a Linha 1 e 2 em Paraíso). O mapa, portanto, dá a entender que a extensão leste da Linha 6-Laranja, já em negociação com a Linha Uni, sua concessionária, assumirá o papel de levar os passageiros até o centro da capital.

O antigo e o novo traçado da Linha 16-Violeta (Jean Carlos)
O antigo traçado tracejado e a revisão do trajeto da Linha 16-Violeta feita pelo Metrô (Jean Carlos)

Não é, contudo, a única alternativa estudada pelo governo já que o Metrô havia revisado o traçado da Linha 16 recentemente. Um mapa divulgado pela companhia no relatório integrado de 2023 mostra o ramal em um trajeto mais ao sul após a passagem por Parque da Mooca.

As futuras estações Lins de Vasconcelos e Independência mantiveram os nomes mas com locais diferentes enquanto Aclimação seguiria na mesma área. Com isso, três das quatro estações da Linha 6 após São Joaquim não conflitariam com a Linha Violeta.

Mas o novo mapa parece refletir um outro pensamento em que a Linha 16 deixaria de “concorrer” com a Linha 6 na região central e em vez disso passaria a ser uma espécie de extensão dela.

O governo divulga às vezes informações conflitantes como no traçado da Linha 14. Na direta ele termina na estação Guarulhos-CECAP e na direita, em Bonsucesso
O governo divulga às vezes informações conflitantes como no traçado da Linha 14. Na direta ele termina na estação Guarulhos-CECAP e na direita, em Bonsucesso

Na prática isso resgata a ideia original da Linha Laranja, cuja segunda fase previa sua chegada ao extremo da Zona Leste. O Metrô, no entanto, decidiu planejar outro ramal alternativo após o projeto da Linha 6 tornar-se uma PPP (Parceria Público-Privada).

É importante, porém, relevar a precisão desses mapas e apresentações num momento em que há muito sendo analisado, estudado e proposto. O próprio governo acaba por compartilhar material que mostra cenários diferentes, como ocorre com a Linha 14-Ônix, planejada pela CPTM.

No mapa de 2050, o ramal que ligará a Linha 10-Turquesa à Linha 13-Jade termina na futura estação Bonsucesso enquanto em outro documento a ligação é feita na estação Guarulhos-CECAP.

Como se vê, muita coisa ainda pode ocorrer até que esses planos sejam de fato confirmados.

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17 comments
  1. Ou seja, antes o projeto era ser só a linha 6 direto, agora uma linha 6 com baldeação? Aff, como gostam de inventar burrice!

    1. Uma linha Bandeirantes – Cidade Tiradentes violaria o limite de capacidade das estações de integração (principalmente São Joaquim e Higienópolis-Mackenzie), dado que elas não foram feitas para ser uma Sé da vida.

      1. E vc acha que toda a demanda vinda da L16 iria pra L10 na mooca? Óbvio q n iria pra L6, então n muda nada, e a linha já foi projetada longa dessa forma pensando na distribuição da ZL toda entre L12, L11, L2, L6 e L15, nenhuma estação futura vai chegar a replicar o caos da Sé pq a demanda vai ser exatamente nova, vai ser distribuída entre as novas linhas, então é sim bem possível de as estações atuais derem conta sim de uma demanda distribuída em todos sentidos diferentes

      2. Ué, é só fazer o traçado que fariam antes, de conectar a linha 6 com a linha 16 na futura estação São Carlos. A demanda das duas linhas se distribuiria. O que não tem sentido é fazer uma linha dividida em duas!

  2. O ponto é que, se não me engano, contratos de concessão ferroviária diz que não podem haver linhas que competem financeiramente com uma linha administrada pela iniciativa privada, portanto esse trecho da L16 poderia tirar passageiros da L6. Além disso, seria interessante para o governo, já que o investimento para a L16 seria menor.

  3. não vai sair nem uma coisa nem outra. nem a linha 16, nem a extensão da linha 13.

    se sair até bonsucesso já será uma vitória.

    povo parece que não conhece o governo que tem.

  4. Faz sentido EM UM PRIMEIRO MOMENTO. Se for pra ter alguma coisa ou nada, prefiro alguma coisa.

    Linha Laranja fica com a parte central e Zona Oeste, enquanto a Fase 1 da Violeta fica com a Zona Leste.

    A estação Parque da Mooca será uma nova Luz eventualmente, sendo terminal das linhas 5; 6; 13 e 15 e quem sabe TIC Santos.

  5. A Linha Violeta ligando os bairros de Cidade Tiradentes até Vila Madalena (por que terminaria na Linha Amarela quando as linhas Rosa e Marrom estarão ali também perto de Oscar Freire? Vão se conectar eventualmente) é um excelente e necessário projeto, mas é muito difícil tirar do papel ela completa numa única fase.

    É quase certo que farão como a Linha Celeste, inicialmente a parte mais crucial e depois uma segunda fase. No caso da Celeste, irá pra Linha Esmeralda em Vila Olimpia ou Cidade Jardim na Fase 2.

    Ir pra Campo Belo não tem como.

  6. Uma linha saindo de cidade tiradentes até ipiranga.
    Outra linha saindo de cidade tiradentes até mooca.

    Qual a lógica?
    O traçado da linha 16 era bem interessante da forma que estava.

    Espero que essa novidade não vingue

    1. Realmente, não mora ninguém no meio entre essas duas linhas pra justificar o traçado paralelo.

      A Linha 3 começa perto de onde a 16 vai passar, ou seja, ela é realmente redundante.

      Outra que é desnecessário é a 19 – Celeste, afinal a 2 – Verde já fará o traçado entre avenida Paulista e centro de Guarulhos.

      1. Não é desnecessário, afinal entre Dutra e Brigadeiro será mais rápido usar a Linha 19 do que a Linha 2. A volta que essa segunda dá pra chegar na Zona Leste torna desinteressante pela quantidade de estações ser maior que a da Linha 19.

  7. Será que, na pressa pra apresentar o mapa, os planejadores não se confundiram nos traçados? Visto que, quem tem muitas dessas ideias são planejadores de gabinete que mal conhecem a cidade.
    Ainda assim, isso seria mais aceitável do que a infame possibilidade de que a Linha esteja sendo fragmentada em duas apenas pra não “atrapalhar” a contabilidade dos concessionários.

  8. Acho que você pode estar certo, Santiago.
    O projeto da linha 16 estava apresentado num nível de detalhe bastante grande para de uma hora pra outra a linha acabar antes dos limites da zona leste.

    Existem muitas outras possibilidades já apresentadas de configurações do mapa. Essa é só mais uma e tão (im)provável como todas as outras.

    Parece mais justificada a opção que deslocou a sua o traçado para o atendimento no meio da lins de vasconcelos e na ponta de baixo do museu do ipiranga

  9. Pelo menos tiraram a estação União de Vila Nova como da linha 14 e colocaram da linha 12. E a estação de baldeação será São Miguel Paulista. Faz mais sentido. E a mudança de modal: não tem como ser Monotrilho ou VLT: só trens pesados de longa distância servem e o traçado tem que ser subterrâneo: tem que ser Metrô

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