A conturbada Linha 17-Ouro tem mais uma data-alvo para ser inaugurada: junho de 2026. É o prazo informado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos durante uma apresentação do chefe da pasta, Marco Antonio Assalve.
Trata-se de um previsão mais precisa que anterior, mas ainda em assim em linha com o que o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem informado.
Em maio, a gestão divulgou nota em que previa a abertura do ramal de monotrilho na Zona Sul de São Paulo durante o primeiro semestre de 2026. Na época, o Metrô havia acabado de rescindir contrato com o conórcio Monotrilho Ouro (KPE e Coesa) e ainda discutia como faria para retomar as obras civis.
Em setembro, no entanto, o governo anunciou a assinatura do contrato com a empresa Agis Construção, por um valor de R$ 847 milhões. A construtora aos poucos têm remontado os canteiros com uma meta difícil, que é concluir a mair parte dos trabalhos em 18 meses – por volta do 2º trimestre de 2025.
A Agis tem pela frente a conclusão de sete das oito estações além do pátio Água Espraiada, este vital para que os trens produzidos pela BYD SkyRail na China possam ser recebidos. A previsão é que o primeiro deles chegue ao Brasil no 1º semestre de 2024.
O ano de 2026, como se sabe, é quando ocorrerão as novas eleições gerais no país, para presidente, Senado, Câmara dos Deputados, governadores e deputados estaduais. É a chance de Tarcísio concluir a mais atrasada obra metroviária da história de São Paulo.
Custo inicial elevado, mas que deverá ser pago com a extensão completa
Os principais estudos para implantação do monotrilho surgiram ainda na época do governo José Serra (2007-2010), mas a primeira licitação acabou lançada por seu sucessor, Geraldo Alckmin, ambos do PSDB na época.
O projeto acabou sendo incluído no escopo das obras para a Copa do Mundo de 2014, quando o estádio do Morumbi seria a sede paulista do torneio de futebol. Com a mudança para a arena do Corinthians, a Linha 17 foi mantida com a prerrogativa de ligar o Aeroporto de Congonhas à região da Berrini.
As obras tiveram início em abril de 2012 apenas, mas apenas no contrato de vias e sistemas, nas mãos do consórcio Monotrilho Integração (Andrade Gutierrez, CR Almeida e Scomi). Somente tempos depois o Metrô licitou outros escopos como oito estações e o pátio, além de sistemas auxiliares.
Alvo de polêmicas variadas, a Linha 17 teve apenas a sua fase prioritária lançada, com extensões até Jabaquara e São Paulo-Morumbi suspensas. Logo vários problemas com execução de contratos, empresas quebradas e imprevistos revelaram o óbvio: o prazo para a Copa do Mundo de 2014 era completamente utópico.
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Vieram ainda tentativas de resolver o problema com o próprio Alckmim e também a gestão de João Doria, mas que esbarraram em contestações na Justiça, atrasando ainda mais o projeto.
Agora praticamente todos os contratos estão em andamento e espera-se que o primeiro trecho, de 6,7 km e oito estações, seja aberto dentro de menos de três anos. O custo, segundo o governo, é de R$ 5,1 bilhões, ou uma média de R$ 760 milhões por km.
Parece muito para uma capacidade de transporte menor que o metrô convencional, mas é preciso lembrar que nesse cálculo estão o pátio que atenderá os 18 km de extensão e parte das vias das fases 2 e 3.
A demanda, atualizada por conta da pandemia, será de 93 mil usuários/dia, número que é um “prato cheio” para críticos do modal e o lobby dos BRTs.
No entanto, é importante ressaltar que a fase prioritária circulará por regiões onde o transporte sobre trilhos ainda não atrai tantos usuários. É com as outras fases, que atenderão regiões de mobilidade deficiente, que a Linha 17 poderá de fato mostrar sua capacidade transformadora.
A Linha 17-Ouro só pode ser julgada por toda a sua extensão, nunca por um trecho inicial, sob risco de má fé.
É, mas vai ser difícil não julgar pelo trecho inicial se esse trecho for o unico que sair.
Torcer pra que nada mais dê errado.
Curioso pra saber como será a ligação que a AENA irá construir pra ligar o predio do aeroporto à linha. Talvez ajude a alavancar, mesmo que marginalmente, o numero de passageiros. Mas, é claro, a linha só vai se pagar quando as duas próximas fases forem construídas
Vergonha mil vezes VERGONHA !!
Sem seguir ao menos até Paraisópolis a utilidade da linha será bastante questionável, não passando de um trenzinho turístico pique Disney, só dando munição pros críticos do modal, infelizmente.
O monotrilho da Disney transporta mais de 150 mil passageiros por dia (equivalente ao transportado por dia pelos metrôs do Distrito Federal Belo Horizonte e Porto Alegre, por exemplo).
Não vai ficar pronta na época das eleições NUNCA, pois a quantidade de “pedreiros” trabalho na obra é ridícula. Mais uma data para a infindável promessas de inauguração da obra. Alem da cracolandia instalada em todo o percurso. Uma vergonha!!!!
É incrível como entra construtora, sai construtora, e os canteiros continuam com meia dúzia de operários e nada anda. É uma zica, uma maldição que tem nessa linha, que é inexplicável.
Junho de 2026, ou seja, véspera das eleições.
Realmente propaganda é tudo!