Linha 17-Ouro do Metrô entra em trimestre decisivo

Ramal de monotrilho está perto de alguns marcos como o final do lançamento de vigas-trilho e o envio do primeiro trem da BYD
O primeiro trem da Linha 17 (CMSP)

Distante da agilidade vista nas obras das linhas 2-Verde, 6-Laranja e 15-Prata, o monotrilho da Linha 17-Ouro continua a manter um ritmo aquém do esperado, a despeito do esforço da gestão atual em recolocar o projeto de volta ao eixo.

A inauguração, por exemplo, pode ocorrer por volta do final de 2024, de acordo com relatos recentes. Até lá, há muito trabalho pela frente, incluindo um preocupante, o contrato de alimentação elétrica, cuja licitação segue pendente.

Mas há marcos a serem celebrados. Um deles envolve o lançamento das vigas-trilho no trecho da Marginal Pinheiros. Como mostrou este site recentemente, o Consórcio Monotrilho Ouro está próximo de concluir esse trabalho, tendo já instalado parte das estruturas dentro da estação Morumbi.

Segundo Silvani Pereira, presidente do Metrô, o final dessa fase está previsto para outubro, quando também será lançada a última viga-trilho curva, próxima à Ponte Octávio Frias.

O próximo trimestre também reserva outra importante etapa, o envio do primeiro trem fabricado pela BYD SkyRail na China. A composição, que foi mostrada em março em testes, tem previsão de ser embarcada para o Brasil até o final do ano.

Lançamento de vigas-trilho deve ser concluído em outubro (iTechdrones)

Após um período em que o governo chinês dificultou a entrada de estrangeiros no país, o Metrô finalmente conseguiu enviar uma equipe de 40 funcionários para a BYD a fim de aprovar a fabricação dos 14 trens. A informação foi revelada pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB) em entrevista à CNN, como relatou o Via Trolebus nesta semana.

A presença da pessoal do Metrô na China deve acelerar a resolução das questões que envolvem a produção já que até então parte desse trabalho era feito de forma remota.

Os desafios em 2023, no entanto, são inúmeros. Entre eles está a conclusão da construção do pátio Água Espraiada e preparação das vias para que a BYD possa realizar os primeiros testes em solo brasileiro. Se esses objetivos forem atingidos no ano que vem, talvez a inauguração da Linha 17-Ouro finalmente comece a se tornar algo palpável.

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12 comments
  1. Só vão perceber o erro de este monotrilho ter um trem de 5 carros ,ao invés de 7 carros ,só quando chegar a Paraisopolis/Jabaquara ,pois a demanda que terá não será baixa de jeito algum, se a Linha 15-PRATA que tem trem de 7 carros já não suporta a demanda atual, imagina a L17-OURO com esse trem super pequeno

    1. Pra isso que existem os estudos de demanda que o metrô faz, imagina se eles fossem construir linhas de acordo com achismos. A linha 17 é projetada para ser de média capacidade.

    2. Em condições normais, o monotrilho da L15 atende a demanda sim nos picos. Claro que não com conforto de horário de vale (fora do pico), mas atende sim, mesmo porque levar 4 pessoas/m², no horário de pico, não é nada de inaceitável para o horário e ao que se propõe um transporte de massa.

      Além do mais, ainda há muito (muito mesmo!) espaço para aumento de oferta na L15.
      Situação esta bastante diferente, por exemplo, da L2, que tem pouco espaço para incremento de sua oferta, mas que tem a função, entre várias outras, de dar continuidade na viagem de praticamente todos os passageiros da L15, além de estar sendo significativamente expandida (portanto, neste caso sim muito mais preocupante!).

  2. O argumento do “ovo com chuchu” de construir o monotrilho 🚝 em vez do metrô 🚇 foi de que o custo era menor. Se aquela época já era um sofisma, pois o custo por passageiro transportado já seria maior que o metrô, hoje o valor daria para construir metrô, levando mais passageiros e sem a poluição visual que este engodo causou. Batizaris o monotrilho de Ovo com Chuchu

  3. Eu quero que paguem os 20% corrigidos da desapropriação de minha casa em NOVEMBRO DE 2013!!!!!! Onde talvez seja construída a estação Américo Maurano!!!!

  4. Na regiao do Shopping Morumbi está subindo inumeros predios comerciais de alta capacidade. Duvido que os estudos levaram isso em consideração. De qualquer forma, essa deveria ser a entrwga mais importante tanto por ser fundamental paea a mobilodade da cidade, quanto pelo vergonhoso atraso.

    1. Oa estudos das linhas nunca são feitos no horizonte de até a linha ser inaugurada, sempre é estudado a demanda crescendo por pelo menos 20 anos depois da inauguração, a linha é completamente capaz de atender a demanda, estão confundindo com a L15 que demanda pendular e é relativamente longa, a L17 tem caráter de distribuição em ambos os sentidos não ficara sobrecarregada por conta da demanda

  5. Boa tarde!
    Tenho esperança que num futuro próximo a L17 Ouro chegue até ao Jabaquara zona Sul,fazendo essa interligação “Jabaquara estádio do Morumbi ”
    seria muito rápido ir assistir jogos no Morumbi para quem mora em Jabaquara zona Sul e até mesmo para quem mora em Diadema..

  6. Eu, já ficaria feliz, se um dia funcionar……
    De preferência enquanto eu estiver vivo ainda !
    Trabalho no aeroporto de Congonhas e tudo que vejo é a parede com a foto da “futura entrada” do monotrilho após descer as escadas rolantes….
    Triste !

  7. Na verdade, é um trecho muito curto, são 7 ou 8 estações, no máximo, pra um tempo absurdo de demora. Basicamente, um trajeto que se inicia na marginal pinheiros e segue depois até o aeroporto de Congonhas, via Brooklyn, Campo Belo, por ali. E a estimativa é de “talvez” ficar pronta em final de 2024. É possível até a linha laranja ficar pronta mais cedo. Posso estar enganado, mas enquanto não houver a expansão dessa linha 17, seja pro lado do Morumbi, seja pro lado do Jabaquara, não enxergo o real benefício desse curto trajeto. Acho que até de carro se chega mais rápido da marginal até o aeroporto.

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