Após um longo período de indefinição, a Linha 17-Ouro do Metrô entra numa nova fase nesta semana, com os primeiros movimentos de funcionários nos canteiros de obras que estavam parados. Com previsão inicial para o primeiro trecho de aproximadamente 7 km para ser entregue para a Copa de 2014, o ramal de monotrilho, se arrasta há quase uma década.
Desde outubro do ano passado, após a retomada do contrato com a BYD para o fornecimento de trens e sistema para a linha, a implantação voltou a evoluir. Já em dezembro do mesmo ano foi assinado o tão esperado contrato com a Coesa Engenharia para a retomada das obras de sete estações (Chucri Zaidan, Vila Cordeiro, Campo Belo, Vereador José Diniz, Brooklin Paulista, Jardim Aeroporto e Aeroporto Congonhas), do pátio Água Espraiada e finalização do lançamento de vigas-trilho no pátio e no trecho da Marginal Pinheiros.
Nesta semana, já se preparando para a retomada das obras, o Metrô colocou um painel no Aeroporto de Congonhas onde será a entrada para o futuro túnel que ligará a estação Aeroporto ao terminal de embarque. O painel mostra como será a passagem subterrânea que passará abaixo da Avenida Washington Luiz.
O canal do Youtube iTechdrones mostrou nos últimos dias imagens aéreas da retomada das obras da Linha 17 nas estações Vereador Diniz e Campo Belo. Embora ainda não se veja a movimentação de empregados, é possível notar veículos da construtora no local. Há todo um processo burocrático de contratação de funcionários e máquinas para a retomada, além do fornecimento de materiais, sobretudo de acabamento, já que a maior parte das estações já havia chegado quase ao final da obra bruta.
O governo Doria tem bancado a promessa de entregar o problemático ramal até dezembro de 2022, quando o mandato atual se encerrará. O site, no entanto, entende que é mais provável que a Linha 17 inicie uma operação assistida a partir de 2023.
Ô Doriana é muito espertinho Tá chegando o ano das eleições e ele não quer perder essa boquinha
Prezado, Ricardo.
Você possui o site disponível da companhia responsável pela execução das obras para se candidatar as oportunidades de trabalho? já que vai haver a necessidade de pessoal nas obras.