Além dos trens SkyRail, a Linha 17-Ouro também contará com outros equipamentos de ponta, mas para usos bem diferentes do que transportar passageiros.
Um deles, o Veículo de Inspeção e Manutenção (MIV) chegou ao pátio Água Espraiada nos últimos dias. Ele será um importante aliado na realização dos reparos e inspeções do ramal.
O trem especial foi fabricado pela BYD e adaptado para as vias da Linha 17-Ouro que possuem dimensões específicas. O equipamento possui cabine com isolamento de ruídos e uma plataforma de trabalho.
Na plataforma estão dispostos espaços para armazenamento de ferramentas e m braço telescópico para auxiliar na movimentação de peças pesadas.
No inferior do veículo existe uma área dedicada para inspeção lateral das vigas. Neste ambiente estarão alocados equipamentos de energia como os 3º e 4º trilhos, além das juntas de dilatação.

O MIV também é dotado de engates na parte frontal e traseira, permitindo o reboque de composições em caso de necessidade.
O veículo foi produzido na China e chegou até o Pátio Água Espraiada por meio de navio. Já em solo brasileiro, o equipamento foi deslocado por via rodoviária até o pátio onde ocorreu o processo de “encarrilamento” na viga guia.
Máquina de lavar trens
Outra novidade para a Linha 17-Ouro é a aquisição de uma máquina de lavar trens. Para que as composições sejam higienizadas, o Metrô de São Paulo adquiriu um equipamento sob medida para o monotrilho.

O equipamento está sendo montado e testado em Madri, na Espanha. O Metrô divulgou um vídeo com a máquina em funcionamento.
O equipamento realiza o umedecimento, aplicação de detergentes, lavagem e enxágue . Uma série de escovões realiza as ações na frente, traseira, laterais e no teto da composição.
Um diferencial é que a máquina funciona de forma autônoma, podendo ser acionada do CCO remotamente. O sistema também é mais “veloz” que o da Linha 15-Prata: os trens passam por ele a 5 km/h enquanto no outro monotrilho, a velocidade é de 3 km/h.
Este equipamento deverá ser embarcado para o Brasil em abril com previsão de chegada em junho de 2025.
O veículo foi produzido para a bitola mais empregada em monotrilhos no mundo. Se a Byd teve que adapta lo, é um sinal de que os produtos da empresa não tem mercado suficiente para atender a bitola mais usada no mundo.
Aliás, quantos trens de monotrilho a Byd construiu para serviço comercial até hoje? Alstom/Bombardier/CRRC e Hitachi estão com seus veículos circulando no mundo inteiro há muitos anos.