A Prefeitura de São Paulo pretende retomar a extensão da Avenida Roberto Marinho até a Rodovia dos Imigrantes a partir de dezembro.
Se de fato cumprir a promessa, será uma boa notícia também para a Linha 17-Ouro de monotrilho, que depende a implantação de um parque linear para chegar ao Jabaquara.
A novidade é que a gestão municipal abandonou o caro e complexo projeto de 2009, que previa um túnel de 2.300 metros de extensão e em vez disso irá prolongar de fato a avenida, em paralelo ao parque.
Um túnel menor, com apenas 460 metros, será construído já bem próximo da Avenida Armando de Arruda Pereira.

Ao todo, o novo complexo terá 3,7 km de extensão, cinco pontilhões e três viadutos. O parque, por sua vez, contará com 332 mil metros quadrados de área verde.
A ideia é também criar uma espécie de lago que absorverá a água da chuva durante grandes temporais.
Projeto previsto para ser concluído em 2030
Nesse novo cenário, a Linha 17-Ouro segue com seu traçado similar ao projeto original. A projeção divulgada pela Prefeitura mostra estações com plataformas laterais e uma arquitetura diferente mas provavelmente são apenas esboços sem relação ao que desenvolveu o Metrô.

Segundo a proposta, as obras terão início em dezembro e deverão ser concluídas em janeiro de 2030 a um custo de quase R$ 2,7 bilhões.
O cronograma parece alinhado com a previsão feita pelo Metrô de São Paulo no começo deste ano, em que estimou o início da extensão do monotrilho até Jabaquara em 2029.
Pode ser o tempo necessário para que o trecho seja liberado e as vias e estações comecem a ser implantadas.

No plano do Metrô, a segunda fase é a que levará a Linha 17 até a estação São Paulo-Morumbi, com outras quatro paradas no caminho. Ela deve começar a sair do papel em 2028.
Já o trecho até Jabaquara, compreende as estações Vila Paulista, Vila Babilônia, Cidade Leonor, Hospital Sabóia e o terminal Jabaquara, onde haverá a ligação com a Linha 1-Azul.
Eu espero que a linha 17 chegue logo na estação São Paulo-Morumbi, imagina ir direto pro aeroporto direto de metro
Você quis dizer estação Estádio Morumbis? Pois a conexão com o Metrô também já será em Campo Belo.
Sei que é quase impossível, mas pelo menos a estação Vila Paulista já poderia começar a sair do papel antes disso.
Não tem como, será no Chuvisco o início da obra.
O Governo poderia pensar em expandir a L-17 até o Zoológico. Isso atenderia o Jardim Botânico, o Zoológico, o Centro Paralímpico e o São Paulo Expo, uma região que é muito caótica em termos de trânsito em dias de evento e finais de semana.
Acho que só vão pensar em expandir a Linha 17 depois que terminar todas as fases atuais.
Não terá como expandir em direção ao zoológico /Imigrantes /Diadema, pois a linha fará uma curva de “90 graus” para o norte para sair de Saboia até o Jabaquara.
Para quem mora na região, já ouviu falar desse projeto pelo menos umas 5x nas últimas 2 décadas. Eu realmente só acredito no dia que efetivamente começar, porque ali a briga vai ser muito grande para retirar tanta gente que mora nas imediações do córrego. Mas com certeza seria algo incrível para a região e principalmente para a cidade, com a revitalização do córrego e a criação do parque inundável, além de claro, poder estender a L17.
A prefeitura nao consegue finalizar uma simples ponte sob o rio tiete para interligar a lapa com pirituba, imagina uma obra dessa magnitude
Como eles vão conseguir tirar todas as pessoas que morram na margem desse corrego até o Jabaquara?
A linha 17 ouro atenderia muito mais pessoas se passasse pelas avenidas Roque de petroni, Vicente Rao e João de Luca e fazendo a bifurcação(y) na avenida Washington Luiz indo para o aeroporto, ela faria ligações na estação Morumbi(linha 9), Brooklyn(linha 5) e o aeroporto, os caras fazem projetos de monotrilho por onde nem tem avenida.
Sei que parece ridículo o que eu vou dizer, mas é verdade: a Espraiada recebeu o monotrilho, entre várias outras razões, porque é mais “robusta” contra alagamentos que a Vicente Rao.
Na prática toda a região ainda sofre com alagamentos, e por isso parece piada dizer que uma alaga menos que a outra, mas de fato a Espraiada, desde sua construção, recebeu uma série de obras contra enchentes que fazem do seu entorno mais estruturado.
Esse projeto é ótimo, principalmente o parque pra ajudar na drenagem da região, um novo espaço público útil pra população, não um piscinão inóspito. Nesse ponto, o alinhamento da gestão da prefeitura com o governo do estado é muito benéfico, vai finalmente destravar essa fase da Linha 17.
A CDHU e a COHAB têm que fazer Habitações de Interesse Social (HIS) nas remoções das famílias das favelas que existem no meio do caminho para ampliar a avenida e a Linha 17 em áreas com infraestrutura já consolidada e perto de transporte público para diminuir a resistência do pessoal dessas comunidades, tem que conversar com as lideranças locais e envolver vereadores, deputados estaduais que têm suas bases nelas, Ministério Público e do Judiciário estadual para que nenhum desses sejam entraves às obras e assim elas possam ter celeridade! A partir disso, nenhum populista que gosta de aparecer se fazendo de vítima e que gosta de usar o povo como massa de manobra não vai atrapalhar o andamento dos trabalhos para que os empreendimentos aconteçam e aí as obras podem fluírem bem!
A Prefeitura tem que gastar o dinheiro necessário para as obras, não pode anunciar desse jeito e depois alegar falta de verbas e não fazer nada, assim como o Estado também tem que fazer a sua parte nisso e buscar o dinheiro onde for preciso pra fazer essas obras, não pode simplesmente dizer que vai fazer, depois alegar que não tem verba e não fazer, tem que fazer!
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