Linha 17-Ouro: trem perto do Brasil e portas de plataforma a caminho

Ramal de monotrilho revela avanços em várias frentes de trabalho, incluindo também obras civis e sistema de alimentação elétrica
Estruturas das portas de plataforma sendo instaladas em Vereador José Diniz (CMSP)
Estruturas das portas de plataforma sendo instaladas em Vereador José Diniz (CMSP)

Em seus mais de 12 anos de obras, a Linha 17-Ouro talvez nunca tenha experimentado um momento em que os trabalhos tenham avançado em tantas frentes.

Além do pátio Água Espraiada que aos poucos toma forma, temos testemunhado a instalação dos trilhos de alimentação elétrica nas vias, os telhados e estruturas metálicas sendo montadas e passarelas de emergência em processo de içamento.

Mas não é só: como mostramos recentemente, o primeiro trem dos 14 que operaração no ramal de monotrilho, já está perto do Brasil e deve chegar ao litoral de Santos no sábado, 29, na mais recente atualização.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Posição do navio que traz o primeiro trem da Linha 17-Ouro em 27 de junho
Posição do navio que traz o primeiro trem da Linha 17-Ouro em 27 de junho (Marine Traffic)

A embarcação Kong Que Song traz a bordo a composição N01, recentemente entregue pela BYD ao Metrô na China. A despeito da chegada do navio, o desembarque do trem deve ocorrer apenas dias depois já que há todo um desembaraço aduaneiro a ser feito.

Assim que isso for resolvido, em julho os cinco carros que compõem a unidade SkyRail serão trazidos de caminhão para o pátio na Zona Sul de São Paulo. Começará então o trabalho de montagem e, dentro de alguns meses, os primeiros testes dentro do complexo de manutenção.

Até lá mais novidades deverão surgir no ramal. Uma delas, como o site antecipou, é a instalação das portas de plataforma (PSD). A estação Vereador José Diniz é a pioneira entre as oito, com estruturas já parcialmente montadas.

Estação Brooklin Paulista deverá receber cobertura em breve
Estação Brooklin Paulista deverá receber cobertura em breve (iTechdrones)

O Metrô divulgou uma imagem delas, mas em um estágio anterior ao atual. O equipamento foi testado por meses na China antes de embarcar para o Brasil.

Outro contrato que avança é o de alimentação elétrica, que prevê uma subestação de energia em um terreno ao largo da Aveninda Bandeirantes. Grandes transformadores foram vistos no local recentemente.

Após inúmeros imprevistos e atrasos, a Linha 17-Ouro tem como meta de entrega o final do primeiro semestre de 2026.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
3 comments
  1. Mesmo com a torcida contra, com os lobbys, se bobear até macumba da oposição, a linha 17 está avançando em ótimo ritmo, parabéns ao governo de São Paulo e ao governador Tarcísio.

    1. Caio, quem seriam as pessoas que torcem contra uma melhoria na vida de quantidade de pessoas no transporte público e na geração de empregos?
      Este argumento é eleitoral.

      1. De vez em quando sempre aparece alguém que fala que a linha não vai dar certo ou não vai para frente, já muitos aqui no site, toda vez que fala sobre uma linha nova esse povo aparece.

Comments are closed.

Previous Post
Ilustração com o visual do trem da Linha 6-Laranja (Alstom)

Linha Uni e Alstom revelam como serão os trens da Linha 6-Laranja

Next Post
Tuneladora Cora Coralina em Anália Franco

Tatuzão Cora Coralina chega à estação Anália Franco

Related Posts