O projeto da Linha 19-Celeste do Metrô está em estágio bastante avançado. Dentre os trabalhos realizados nos últimos anos está a definição dos elementos arquitetônicos das estações.
Durante apresentação realizada na 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária a companhia revelou alguns detalhes de estações que estão em andamento, bem como sua integração com os modelos digitais BIM.
Nos modelos já produzidos é possível observar que a maioria dos elementos previstos para as novas estações já pode ser visualizado. Portas de plataforma, comunicação visual, acabamentos e sistemas já estão conjugados no modelo
Cada uma das estações deverá ter um padrão cromático diferente em seu acabamento, indo do marrom até o turquesa no trecho entre Anhangabaú e Bosque Maia. Esta identificação é também utilizada no acabamento externo das estações da Linha 15.
Os modelos renderizados permitem ver a projeção de uma das estações. Observa-se uma parada de plataformas laterais construída em NATM. O mezanino de distribuição elevada é bastante semelhante àquele encontrado em estações da Linha 4-Amarela, por exemplo.
A iluminação, disposição de elementos de comunicação e mobiliário também fazem parte do conjunto.
Uma das grandes vantagens da aplicação destes modelos é a possibilidade de classificar e quantificar os elementos construtivos em cada uma das estações. Todas essas informações possuem parâmetros próprios que podem ser analisados e exportados.
A Linha 19-Celeste deverá ligar as estações Bosque Maia em Guarulhos até Anhangabaú no centro de São Paulo realizando integrações nas estações São Bento da Linha 1-Azul e Cerealistas (antiga Pari) com as linhas 10-Turquesa e 11-Coral.
bem feia essa identidade visual, parece que voltamos pra década de 80.
Uma pena não seguirem o mesmo padrão que o metrô aplicou na L15 e na integração com a L5 em Klabin.
Essa paleta de cores é totalmente destoante de um padrão moderno de estações, algumas até escurecem um ambiente que deveria ser mais neutro e claro por ser subterrâneo.
O ideal seria tons como cinza claro, por exemplo, que torna o ambiente mais claro e aconchegante. Diferente de um vermelho escuro que deixa o ambiente com um ar de agito e claustrofobia.
Poderiam ter projetado esta primeira fase até a estação Brigadeiro para integrar com a linha 2 verde. Isto também proporcionaria uma melhoria do trânsito na avenida Brigadeiro Luís Antônio, já que poderia ter menos linhas de ônibus passando por esta avenida. Poderiam pensar também em expandir a linha 19 celeste até o Parque Cecap, fazendo integração com a linha 13 jade.
Conectar as linhas 13 e 19 seria o último prego no caixão da linha 13… Enquanto ela não for além, toda a demanda vai migrar pra 19 por ser zero atrativa.
Linhas que não afetam em nada a demanda da 19…
A necessidade de expansão da Linha 19 pelo menos até a Estação Brigadeiro (o ideal até seria uma a mais: até Jardim Paulista — para não sobrecarregar o acesso da Estação Brigadeiro) é para NÃO sobrecarregar ainda mais a Linha 2–Verde.
Este era o plano até 10 anos atrás.
Depois mudou para a L19 só até Anhangabaú.
Por quê? Economia de recursos financeiros?
Se for isto, então esta será uma economia bem ridícula e descabida!
Se querem mesmo economizar, então melhor investir tudo na Linha 19 (assim dá para fazer uma linha mais robusta e mais conectada, alcançando pontos de interesse da zona sul paulistana), e deixar a Linha 2 parada na Penha por ora.