A Estação Anhangabaú da Linha 3-Vermelha deverá passar por radicais transformações após a chegada da Linha 19-Celeste. Novas imagens disponibilizadas na 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária revelam mais detalhes da futura integração.
A nova estação da Linha 19-Celeste estará localizada exatamente abaixo do Terminal Bandeira da SPTrans. O local por si só é desafiador dada a grande movimentação de passageiros. A parada deverá contar com um acesso próprio ao sul do terminal, afetando o mínimo possível as baias de ônibus existentes.
A integração com a Linha 3-Vermelha é complexa e será realizada através de dois corredores distintos. A estratégia de divisão de fluxos adotada está atrelada a mudanças estruturais na estação da Linha 3-Vermelha que passará a ter uma nova plataforma.
Os túneis de integração deverão ser construídos nas extremidades da estação da linha 3. Na porção oeste a ligação será no nível do mezanino intermediário da estação, entre o nível de linha de bloqueios e as plataformas. Será realizada a ampliação que contemplará o acesso para as escadas rolantes e elevadores ao novo túnel.
Na porção leste da estação haverá a ampliação contemplando novas escadas rolantes e elevadores que levam o passageiro até o túnel de transferência. Desta forma tanto os passageiros que estão no primeiro e no último carro dos trens da Linha 3-Vermelha terão condição de realizar a transferência de forma confortável.
Nova plataforma
A grande novidade apresentada é o projeto de ampliação da Estação Anhangabaú da Linha 3-Vermelha que deverá ganhar uma nova plataforma no sentido Itaquera.
Essa nova plataforma permitirá acesso a integração para a Linha 19-Celeste pelas duas extremidades. Outro benefício é a possibilidade de separação de fluxos evitando a superlotação dos passageiros em uma única plataforma ilhada.
Simulação de fluxo de passageiros através de softwares especializados mostraram que a solução é exequível. Apesar das complexidades envolvidas, a proposta apresentada mostra-se bastante robusta diante de um cenário de grande utilização pelos passageiros.
O site buscou maiores esclarecimentos do projeto junto ao Metrô de São Paulo que, até o momento da publicação desta matéria, não retornou com os questionamentos.
Essa linha deveria ir até Brigadeiro, tbh