Ainda não se trata de uma contagem regressiva por segundos e muito menos um gráfico mostrando a lotação dos vagões, mas o Metrô de São Paulo finalmente disponibilizou um serviço muito útil para os passageiros, a informação do tempo de espera pelo próximo trem.
A novidade foi vista na Linha 2-Verde nos últimos dias e mostrada pelos monitores informativos presentes nas plataformas. Como mostra a imagem do leitor Alex Tukobai, o tempo de espera é apresentado do lado direito da tela, abaixo da informação de hora. O serviço lembra mais que existe em outras linhas de metrô no mundo, com o tempo arredondado por minuto, o que fornece uma boa ideia de tempo até a chegada da próxima composição.
O novo serviço ainda não foi divulgado pelo Metrô oficialmente, porém, imagina-se que ele foi possível graças à adoção do sistema CBTC de controle de trens. A tecnologia utiliza sinais de rádio nas composições para mapear a posição de todos os trens em operação, com isso o CCO (Centro de Controle Operacional) consegue ver em tempo real a posição de cada um deles. Já no sistema ATC, anteriormente usado e hoje presente nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, o Metrô só tem a informação que uma composição está ocupando determinado trecho da via sem detalhar a distância exata, por exemplo.
Em outras palavras, já que a informação de tempo existe, bastaria criar algum procedimento para compartilhá-la com os passageiros, como ocorre na Linha 4. A ViaQuatro, no entanto, optou por ser ainda mais precisa ao utilizar o sistema CBTC e mostra a contagem regressiva em segundos, um dado ainda mais útil.
A adoção da informação de tempo para a chegada de cada trem é uma bem-vinda notícia após anos em que esse serviço era cogitado pela companhia. Espera-se que ele possa aos poucos ser aprimorado a ponto de também oferecer a lotação de cada vagão, como na Linha 4, e quem sabe até mesmo o tempo de espera pelos trens seguintes, algo que existe no Metrô de Londres. Com isso, os passageiros podem se programar melhor se vale a pena pegar a primeira composição ou esperar pelo seguinte, ajudando a distribuir melhor os usuários na linha.
Que legal. Cada evolução deve ser sim comemorada.
Eu gosto também do Painel do Metrô Rio, que mostra em que estação o trem está. E lá como tem vias que compartilham mais de uma linha, mostra qual a linha o trem está prestando serviço.
Ainda não vi, mas será que esse grafico vai estar bem visivel, do jeito que as telas são pequenas?
As da ViaQuatro são bem grandes, consegue-se ver de longe o tempo para o próximo trem….
A única solução é mesmo privatizar: o Metrô é muito lento em suas ações, veja a falta de 3G dentro dos túneis.
No caso vc diz isso sobre a L5 né? Pq as linhas estatais e a L4 todas tem 4G em quase toda a extensão, essa iniciativa de ter 4G não é da operadora do metrô e sim das operadoras, quem instala é as operadoras logo sua fala não tem peso, o metrô só pode ir atrás da proposta mas não garante que ela será executada
o sinal de celular é ruim e a culpa é do metrô?