Linha 2-Verde passa a contar ‘oficialmente’ com painel que mostra tempo de espera e lotação dos trens

Informação fornecida pelo Metrô, no entanto, está restrita apenas ao trecho Vila Madalena-Ana Rosa. Sistema é semelhante ao que existe na Linha 4 e utiliza dados do CBTC
Painel que mostra tempo de espera e lotações dos trens da Linha 2 (CMSP)

Após meses de testes, a Linha 2-Verde passou a contar oficialmente com paineis de divulgação do tempo de espera e lotação dos vagões dos trens nos moldes do que é visto na Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro. Assim como no ramal sob responsabilidade privada, o painel do Metrô utiliza informações disponibilizadas pelo sistema de sinalização CBTC.

A “inauguração” do painel foi feita pelo presidente do Metrô, Silvani Pereira, nesta quarta-feira, 23, mas já era visto há bastante tempo pelo usuários. A estreia, no entanto, está restrita ao trecho entre as estações Vila Madalena e Ana Rosa. Questionado por um usuário do Instagram, o executivo prometeu que o trecho até Vila Prudente será implantado numa segunda etapa, mas não explicou o que impede a disponibilização da informação nessas estações.

Inicialmente, o sistema mostrava apenas o tempo de espera em minutos, mas agora exibe o mesmo formato da Linha 4, com uma espécie de contagem regressiva para a chegada do próximo trem. A lotação também usa um diagrama de barras por vagão para ilustrar os locais mais cheios. A interface gerou críticas de outro passageiro, que perguntou se haverá um design melhor no futuro, o que Silvani confirmou: “Neste momento nós preocupamos com a informação disponível ao passageiro, mas será, de forma gradual, aprimorada a forma de apresentar a informação ao passageiro”, disse.

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Para obter os dados, o painel recebe a posição em tempo real da composição graças ao sistema CBTC, que utiliza emissores como num GPS. A lotação, por outro lado, depende da medição de carga em cada vagão. Embora as características de funcionamento sejam semelhantes, cada linha possui um fornecedor diferente e isso acaba influenciando na adoção da tecnologia. A Linha 4, por exemplo, utiliza um sistema CBTC fornecido pela Siemens enquanto as linhas 1, 2 e 3 têm a Alstom como fornecedor. As linhas 5 e 15, por sua vez, usam um sistema da Bombardier, que até hoje não oferece essa informação em nenhum dos dois ramais.

Por falar em Bombardier, Silvani revelou que o CBTC será concluído em julho de 2021, após ser questionado por outro seguidor. O presidente do Metrô só não explicou a que linha se referia ou mesmo serviço pendente.

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2 comments
  1. Como diria o ditado popular: “Antes tarde do que nunca”. Demorou, mas finalmente chegou. O que já é usado a tempos pela Linha Amarela finalmente chega a uma outra linha, essa de responsabilidade do Metrô, para nos ajudar. Isso deve ser implantado imediatamente em outras linhas, tipo em outras estações e linhas do Metrô e CPTM. Como na Linha Prata e na Linha Turquesa.

    1. Concordo com sua mensagem, mas faria de maneira gradativa ao longo do tempo na atual administração que se encerra em 2022 colocando nas estações do Metrô e de 2023 a 2026 colocando em todas estações da CPTM este painel de tempo para que as pessoas possam se ambientar.
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