Uma falha em um equipamento mudança de via (AMV) próximo à estação Vila Madalena nesta segunda-feira, 8 de maio, fez com que as linhas do Metrô circulassem com velocidade reduzida. A situação começou a ser normalizada por volta de 8h10, segundo a empresa.
O problema obrigou os passageiros da Linha 2-Verde entre as estações Clínicas e Vila Madalena a embarcar em apenas uma das plataformas. Consequentemente, o serviço reduzido e mais lento acabou afetando os demais ramais operados pela companhia – as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, no entanto, informaram operação normal.
Segundo nota da companhia, “os trens da Linha 2-Verde estão circulando com velocidade reduzida e maior tempo de parada em razão de uma interferência na via na região da estação Vila Madalena. O Metrô já acionou uma equipe de manutenção para atuar na ocorrência. A segurança do passageiro é prioridade para o Metrô“.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Em entrevista ao jornal Bom Dia São Paulo, da TV Globo, o gerente de operações da companhia, Antônio Márcio da Silva, confirmou que o problema ocorreu no mecanismo de mudança de via (AMV). Isso impediu os trens de manobrarem para seguir no sentido inverso, obrigando que as composições a circularem em via singela até a estação onde há outro AMV operando.
Segundo o funcionário da companhia, uma peça quebrou e deve ser substituída para que o serviço seja retomado. O Metrô optou por não acionar o serviço PAESE, de ônibus, por conta da demora em oferecer a opção de transporte.
Linha verde está totalmente sobrecarregada e isso só tende a piorar com a sua extensão além da vila prudente. É imprescindível que se construa a linha 20 rosa e a linha 16 violeta para aliviar a linha verde.