A Linha 20-Rosa, que ligará Santa Marina até Santo André, poderá ser construída em uma única etapa. É o que indica uma das respostas de um dos representantes do Metrô durante audiência pública realizada neste segunda-feira (22).
A hipótese, no entanto, é pouco comum, em virtude da extensão do ramal e do custo. Mesmo que toda a linha seja lançada ao mesmo tempo, seria normal entregá-la por trechos a fim de liberar o quanto antes o serviço e gerar receita financeira.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A audiência realizada em Santo André foi a primeira de três previstas para ocorrerem até fevereiro. As audiências públicas são convocações especiais para que a sociedade tenha a oportunidade de sanar as principais questões relacionadas ao processo de implantação de uma nova linha metroviária.
Durante resposta a um dos questionamentos, o Metrô diz que a Linha 20-Rosa poderá ser implantada, do início ao fim, em uma única fase.
A maior parte das obras da Linha 20-Rosa ocorrerá em subterrâneo. Neste caso as estações deverão ser concebidas através métodos construtivos como o NATM e poços de acesso, o que pouparia interferências na superfície.
Para a escavação dos túneis seriam utilizadas duas tuneladoras com diâmetros de aproximadamente 12 metros. Uma partirá da estação Santa Marina e outra da estação Abraão de Morais.
Para que o processo de escavação seja bem sucedido é necessário que o corpo das estações esteja pronto antecipadamente. Dessa forma diversas frentes de trabalhos deverão atuar simultaneamente.
Segundo o Metrô, a fase de elaboração do projeto executivo e obras brutas da Linha 20-Rosa deverá ter duração estimada de oito anos. Isso considerando a realização do empreendimento em fase única.
Em sua apresentação, o chefe do departamento de planejamento e anteprojetos de engenharia da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Epaminondas Duarte Júnior, observou que no papel o ramal seria inaugurado em 2035.
No entanto, ele ressaltou que isso é um cronograma técnico e que pode sofrer atrasos por diversos motivos. “O próximo passo é o projeto básico, que vai dar realmente condições para as licitações de obras. Se houver tudo nessa sequência, a gente pode ver que a linha estaria funcionando em 2035, mas vai depender de uma série de condições que terão que ser obedecidas daqui para frente”, disse Duarte Júnior.
kkkkk
Só disseram isso pois a audiência foi em Santo André. É quase impossível fazer uma linha deste tamanho de uma tacada só.
Já séria impossível num “horizonte normal”, levando em consideração a extensão da linha e usando só 2 tuneladoras, fica mais bizarro ainda.
Eles se matando pra decidir se sai a linha 19 ou a 20 primeiro e me vem com uma dessas kkkkkkkkkkk
Na verdade é claro que a L19 sai antes, o projeto básico dela está praticamente pronto, estão preparando ela pra iniciar obra junto da L2 em direção a Guarulhos provavelmente
Sinceramente eu não teria tanta certeza assim não, ainda mais pq sempre depende das decisões políticas. Depois do que aconteceu com a linha 18 agora eu só acredito quando realmente estiver em obras.
Não vejo a hora de visitar melhor meu amor na integração com a 1 pra me levar até são joaquim.
Então por que não fazer a linha 19 completa de Campo Belo a Guarulhos até o Parque Cecap?
só mentiras a anos q falam desse metro em santo andre essa raça desgraçada de políticos que só pensa no dinheiro nunca vai sai esse metro para sair vão ter que acabar co os trens do abc
entao as obras da linha 20 vão começar em 2028. já que 26 e 27 serao usados pras desapropriações. quem viver verá espero mesmo que antes de virar a decada as ovras dessa linha começem.
eu não sei vcs,mas já notaram que quando se fala de trazer o metrô para o abc Mauá sempre é excluída ou os prefeitos de lá não colaboram