Linha 20-Rosa terá três audiências públicas em janeiro e fevereiro

Organizadas pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), reuniões abertas ao público abordarão o estudo de impacto ambiental do ramal e também da extensão da Linha 2-Verde entre Cerro Corá e Vila Madalena
Linha 20-Rosa
A estação Santo André será uma das paradas mais importantes da Linha 20-Rosa (Jean Carlos)

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) convocou três audiências públicas para discutir o estudo de impacto ambiental (EIA-RIMA) da Linha 20-Rosa que em seu formato final ligará a região da Lapa, em São Paulo, ao ABC Paulista.

As audiências também abordarão a extensão da Linha 2-Verde entre Vila Madalena e Cerro Corá, onde haverá a interligação com a Linha 20.

Duas das reuniões serão realizadas em munícipios do ABC e a terceira na capital. A primeira delas está marcada 22 de janeiro às 17 horas no Teatro Conchita de Moares, na Praça Rui Barbosa, 12 (Bairro Santa Terezinha), em Santo André.

Uma semana depois, em 29 de janeiro, também às 17 horas, a audiência pública ocorrerá no Auditório do Centro de Integralidade do IAMSPE, na rua Pedro de Toledo, 1800 (Portão 2), na Vila Clementino (capital).

Os dois lotes da Linha 20-Rosa (CMSP)

Por fim, a terceira audiência tem previsão de ocorrer em 1º de fevereiro no Salão Nobre da Universidade Metodista (Campus Rudge Ramos, localizado na Rua do Sacramento, 180), em São Bernardo do Campo.

Além da opção pela participação presencial, os interessados poderão acompanhar os encontros por meio de videoconferência. no endereço semil.sp.gov.br/consema

Para participar, é preciso acessar o acima a partir das 9h00 do dia da realização da audiência e preencher um cadastro com nome completo, endereço de e-mail, órgão ou entidade que eventualmente representar, documento de identificação e telefone.

Quase 1,3 milhão de passageiros transportados por dia

A Linha 20-Rosa é o maior projeto metroviário do país, com 33 km de extensão e 24 estações previstas. A demanda esperada para todo o trajeto é de 1,29 milhão de passageiros por dia.

Local onde ficará a futura estação Cerro Corá, ligação das linhas 2-Verde e 20-Rosa (CMSP)

O ramal deverá contar com 50 trens de seis carros com passagem livre, sistema CBTC de sinalização e nível de automação GoA4, o mais elevado e que permite que os trens operem sem condutor.

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No final de 2023, o Metrô lançou o edital de projeto básico do ramal, que é dividido em dois lotes, o primeiro entre as estações Santa Marina e Abraão de Morais, e o segundo a partir desta estação e Santo André.

Ainda não há uma previsão de quando a gestão atual pretende lançar o edital de concessão à iniciativa privada do projeto.

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