Linha 5-Lilás até Jardim Ângela terá financiamento de R$ 2,7 bilhões

Governo do estado pediu aval da Assembléia Legislativa para obter recursos para extensão
Trem da Linha 5-Lilás
Trem da Linha 5-Lilás (Jean Carlos)

O governo do estado publicou nesta sexta-feira, 21, um Projeto de Lei que busca autorizar a contratação de empréstimos de até R$ 2,72 bilhões para a extensão da Linha 5-Lilás até o Jardim Ângela.

O PL 125/25 precisa agora da aprovação da Assembléia Legislativa, porém, o governo Tarcísio conta com maioria e deve obter o aval sem dificuldades.

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A maior parte dos recursos será oriundo de um financiamento pela Caixa Econômica Federal (R$ 1,7 bilhão), dentro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.

Como revelou o MetrôCPTM, a extensão da Linha 5-Lilás, com duas estações (Comendador Sant’anna e Jardim Ângela, será maior do que antes previsto.

Em vez de 4,3 km serão 4,9 km em virtude do fim da parceria da ViaMobilidade com a Prefeitura de São Paulo.

Novo traçado

O novo trajeto será feito na maior parte por via subterrânea para evitar grandes desapropriações.

A mudança de projeto também deixou a estação Comendador Sant’anna no nível da superfície enquanto Jardim Ângela será mais profunda. Serão três poços de ventilação em toda a extensão.

O custo antes estimado pelo governo era de R$ 3,4 bilhões, mas a revisão do projeto pode mudar esse valor. O plano é que as obras tenham início no segundo trimestre e a expansão seja concluída em 2029.

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      1. Para a iniciativa privada, todos os benefícios, financiamentos e perdões de multas, convertendo em investimentos que já estão nos certames, então as concessionárias teriam que fazer, de qualquer forma.
        Para o setor público, que transporta muito mais com muito menos, NADA!!!
        Quando sai algum centavo, grita aos quatro ventos que o setor é dependente do governo, coisa que não seria se não fosse os contratos leoninos de concessão das linhas.
        Concessão, porque até agora, salvo a linha 6 ainda em andamento, a iniciativa privada não construiu nada com os próprios recursos.
        Apenas recebeu quase de graça as linhas públicas com tarifas e isenções que nem um pai faria para um filho.

  1. Muito dinheiro para pouco benefício. E, mesmo com cortes e simplificações, o projeto pode ficar ainda mais caro.

    Gastar mais de R$ 3 bilhões em duas estações para transportar 110 mil pessoas é um desperdício de recursos. Com esse valor, o governo de São Paulo está implantando a Linha 15 do monotrilho (com 14 km e 11 estações).

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