Após cabos de fibra ótica serem cortados, toda a Linha 5-Lilás ficou paralisada desde às 13h40 desta sexta-feira, 18. Por volta de 16h, no entanto, a operação foi restabelecida.
De acordo com a ViaMobilidade, a concessionária acionou o sistema PAESE para cobrir toda a linha em ambos os sentidos com 80 ônibus.
A falha do sistema de sinalização ocorreu por conta de cabos de fibra óptica rompidos na região do Horto do Ipê. A empresa compartilhou imagens da tentativa de furto, com cabos rompidos, o que impede a transmissão de dados do sistema CBTC.
A Linha 5 tem passado por uma série de problemas recentes após um longo período de estabilidade. A tentativa de furto de cabos não é inédito, tendo ocorrido anteriormente em maio quando uma pessoa morreu ao tentar retirar o item na via.
Indivíduos têm invadido as vias do ramal em busca de materiais com valor como cobre mas acabam destruindo outros tipos de fiação na tentativa de encontrar o que procuram.
Os cabos de fibra óptica, por exemplo, não possuem valor, acabando descartados não sem antes prejudicar o funcionamento da operação.
Mas como assim?? Uma linha PRIVADA tendo problemas? Será q é sabotagem do Metrô estataL? kkkkkkkkkkk
Utilizo a linha Lilás todos os dias e sempre admirei o bom funcionamento. Hj fui prejudicado na volta pra casa. Ontem tb apresentou falhas. Algo deve ser feito pra evitar essas situações, visto que têm se tornado constante.
Não foi falha foi roubo do cabo do cbct
Certamente foi alguém da CCR que cortou o cabo de fibra óptica para parar a circulação dos trens e economizar
Kkkkk
Uma parte do texto me chamou atenção “a L5 tem passado por uma série de problemas recentes após um longo período de estabilidade” e realmente, se olharmos pros ultimos acontecimentos na L5 vemos descarrilamento, falhas constantes na região de Santo Amaro, atrasos e ocorrencias maiores que o normal, não costumava ter esse tipo de problemas, uma pena que dps que assumiram as L8 e L9 os problemas refletiram também na L5.
Desde a inauguração em 2002 que essa linha sofre com problemas de projeto e operação, dado que foi construída através do esquema do cartel.
A Linha 5, no tempo do Metrô, chegou a fechar aos domingos para obras de manutenção preventiva em 2012, 2013 e 2014. Essa foi a única linha do metrô que passou por isso, algo grave e longe do normal.
A CCR devia comprar uns ônibus e ter seu próprio PAESE.
Tem que ter vigilância permanente 24 horas por dia perto do Estacionamento Horto do Ipê, vigilantes armados ainda, assim pelo menos inibiria os marginais estúpidos nessas tentativas de furtos de cabos! Está na hora de a STM exigir isso da CCR e tem que fazer parceria com o DEIC na Delegacia de Roubos de Fios e dar blitzes em ferros-velhos e desmanches clandestinos, assim diminui muito as ocorrências!
Uma pessoa, não. Um BANDIDO morreu em Maio tentando furtar cabos. A sociedade civilizada NÃO pode se abster de tipificar esses criminosos como realmente são. As consequências disso são terríveis: censura da realidade e inversão de valores.