A ViaMobilidade, operadora da Linha 5-Lilás de metrô, começou a adotar o uso de energia solar em suas instalações. A primeira planta está localizada sobre o terminal Guido Caloi e deverá beneficiar outras instalações da concessionária.
Foram instalados 196 painéis solares, ocupando um espaço de 300 metros quadrados sobre o terminal de ônibus anexo à estação Santo Amaro. Os equipamentos têm capacidade para gerar até 11 MWh de energia por mês.
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O novo sistema deverá auxiliar no fornecimento de energia para os sistemas de iluminação do terminal, tomadas, painéis de informação, entre outros. Parte da energia gerada será compartilhada com os terminais Campo Limpo e Capão Redondo, além de parte do Pátio Guido Caloi.
O projeto foi desenvolvido após fórum promovido pelo Grupo CCR cujo objetivo era promover soluções com foco na redução do consumo de energia e emissão de gases poluentes.
O engenheiro Carlos Alberto Junior, especialista em gestão de energia do Grupo CCR, destaca que o alvo do projeto é a otimização do uso de energia: “Temos em vista estudos relacionados ao uso das fontes limpas de energia, de forma a otimizar o consumo de energia elétrica e contribuir para as ações de sustentabilidade”
Projetos de uso de energia solar no sistema metroferroviário são uma aposta na redução do consumo e do custo de operação. Metrô e CPTM possuem estudos de implantação de plantas geradoras de energia em algumas estações.
Na linha 9-Esmeralda, também operada pela ViaMobilidade, as estações Cidade Jardim e Vila Olímpia contam com painéis solares que auxiliam na alimentação elétrica.
Parabéns! Um investimento importante e que beneficia os dois lados!
demorou da via mobilidade tomar providências de colocar sinal telefônico no trecho subterrâneo da linha ,já faz 5 anos e nada ainda, vergonhoso
Para mim não é só isso, mas eles(VM, CPTM, Metrô, Empresas da SpTrans e EMTU) deveriam colocar wi-fi, nos trens e ônibus.
A instalação desse sistema é de responsabilidade exclusiva das concessionárias de telecomunicações (Tim, Vivo e Claro). Se elas não demonstraram interesse, não será a ViaMobilidade que irá investir nisso (que não faz parte do escopo da concessão).