O Metrô e a Bombardier estão correndo para colocar os novos trens da Frota P e o sistema CBTC em funcionamento o quanto antes. Prova disso é que a interrupção na operação da Linha 5-Lilás neste fim de semana será muito mais ampla. Em vez de parar apenas até o meio-dia do domingo, o ramal deixará de atender os passageiros nesta sexta-feira a partir das 23 horas.
Mas é na noite deste sábado que começará o maior período de interrupção: a partir das 22 horas as estações serão fechadas e só voltarão a abrir no domingo às 17 horas. Como de praxe, os passageiros serão atendidos pelos ônibus do PAESE nesse período.
O longo teste deste final de semana é um indício que, enfim, os novos trens começarão a ser usados no horário comercial nas próximas semanas. Segundo o blog apurou, o Metrô trabalha com uma previsão de início em março graças a uma nova versão do software do CBTC, que será testada agora.
Se tudo der certo, a Frota P, mais moderna e confortável, deverá assumir a linha durante os domingos inicialmente. Com o acidente com uma composição da Frota F, que descarrilou, é mais do que urgente que os novos trens entrem em serviço o quanto antes.