A ViaMobilidade anunciou que neste domingo, 19, efetuará a troca de trilhos entre as estações Giovanni Gronchi e Capão Redondo. A concessionária diz que esta será a maior troca de trilhos feita em um mesmo dia no metrô paulistano: 1 km. O recorde anterior, segundo a ViaMobilidade, também pertencia a concessionária quando houve a substituição de 680 metros de trilhos em um único dia, na via 2, entre as estações Giovanni Gronchi e Vila das Belezas, em abril deste ano.
Durante os trabalhos, que devem começar à meia-noite e encerrar às 18h, os trens circularão em via única no trecho entre Santo Amaro e Capão Redondo, com velocidade reduzida, enquanto ocorre a substituição dos trilhos no lado oposto.
A ação de manutenção será dividida em duas etapas. Na primeira, de meia-noite às 6h, a troca de 580 metros de trilhos acontece entre as estações Giovanni Gronchi e Vila das Belezas, na plataforma 1, sentido Capão Redondo. Em seguida, pelo mesmo lado, os trabalhos se concentram em outro trecho, desta vez entre as estações Vila das Belezas e Campo Limpo, com 450 metros de extensão.
Para seguir viagem sentido Capão Redondo, o passageiro precisará trocar de trem, passando da plataforma 2 para 1 em Santo Amaro, onde haverá uma composição para realizar o restante do trajeto, até o término da manutenção.
é engraçado que a viamobilidade vende essas manutenções como trabalhos de excelência, quando na vdd uma boa manutenção é aquela feita corriqueiramente em trechos pequenos, não uma troca imensa que vai afetar a circulação de passageiros e provavelmente postergada por dias, semanas, talvez meses pra ser feita ao invés de trocas pontuais para garantir segurança, essa empresa testa o limite do perigo e nós passageiros que pagamos
Deixam 5 a anos sem manutenção nenhuma, os trilhos desgastando ao ponto de quase sumirem, aí fazem um circo pra trocar todo um trecho de uma vez.
Correto seria ter trocado aos poucos, conforme necessidade, ao longo dos anos.
A Linha 5 possui muitos trechos em curva, onde o desgaste dos trilhos é naturalmente maior.
Desde a sua inauguração que essas trocas de trilho são feitas aos domingos (inicialmente pelo Metrô e hoje pela ViaMobilidade). Por serem em trechos longos de curva, não dá para trocar um trecho e esquecer o resto e nem deixar emendas no meio das curvas.
As trocas de trilho são feitas após a manutenção preditiva e preventiva identificarem trechos com desgaste próximos ao limite tolerado.
Quando não faz, reclamam. Quando faz, reclamam! Canhoteiro é amargo por natureza! Minha nossa senhora!
sempre tem manutenção e nunca tá bom hoje dia 19/11/2023 trem vindo capão redondo sem ar condicionado todos passados mal e muitos perderam o horário devido troca de plataforma horrível transporte em São Paulo
De marketing eles são nota dez. Divulgam que será realizada troca de trilhos como se fosse um grande evento enquanto no Metrô as trocas são realizadas de madrugada corriqueiramente todo mês,e não atrapalha o passageiro de forma alguma.
Tudo isso para não pagar adicional noturno para o trabalhador da Via Mobilidade e provavelmente mobilizam um quadro maior (com pessoas em dia de folga pra gerar banco de horas e não pagar hora extra) para realizar um acúmulo de trabalho em dia de domingo,atrapalhando o passageiro.
Ruim para o funcionário,ruim para o passageiro.
Na Linha 5 as trocas de trilho em curva são feitas aos domingos desde a inauguração da linha, em 2002. Não é uma questão de adicional noturno mas sim que o volume de trabalho na troca de trilhos em curva requer tempo maior que o oferecido pela janela de manutenção de madrugada.