A Linha 6-Laranja já conta com seus primeiros trilhos instalados, revelou a LinhaUni, concessionária responsável por sua futura operação.
A Acciona, principal acionista da LinhaUni, implantou os primeiros trechos de via dentro do Pátio Morro Grande. Tratam-se de aparelhos de mudança de via (AMV), necessários para que os trens do ramal possam acessar as diversas áreas dentro do complexo de manutenção.
O pátio deve receber mais de 6,3 km de trilhos, incluindo 28 AMVs, que farão a conexão com as duas vidas do túnel que leva à linha.
Segundo a empresa, cada unidade de AMV tem um comprimento total de 19,8 metros e que conta com dormentes de concreto para via permanente em lastro. Os dormentes serão instalados a cada 0,65 metros um do outro, o que significa um total aproximado de 1.540 componentes instalados.
“As vias de Pátio Morro Grande foram projetadas para que as movimentações dos trens ocorram sempre de forma segura, tanto durante o recolhimento para suas manutenções programadas e limpeza diária, como para o despacho dos trens para a via operacional por meio do nosso futuro CCO. Nós aplicamos todas as melhorias tecnologias e materiais existentes, garantindo a segurança operacional na movimentação dos trens e o aumento da vida útil dos elementos que irão compor a via permanente da Linha 6. Com isso, podemos dizer que estamos construindo uma das mais modernas linhas do sistema metroferroviário da cidade de São Paulo”, disse Iberê Martelli, engenheiro de manutenção da Linha Uni.
O Pátio Morro Grande, construído numa antiga pedreira desativada, já conta com alguns prédios levantados como o Bloco A, onde serão feitos os principais serviços de manutenção. De acordo com a LinhaUni, já foram instaladas 851 toneladas de estrutura metálica no local que abrigará a frota de 22 trens da Alstom que vão operar a Linha 6-Laranja.
O espaço com mais de 213 mil m² de área também contará com o Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária.
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As obras da Linha 6-Laranja seguem em bom ritmo, com dois tatuzões em atividade. As máquinas se encontram no momento sendo preparadas para nova partida das estações João Paulo I e Perdizes. As próximas paradas serão PUC-Cardoso de Almeida ao sul e Itaberaba-Hospital Vila Penteado ao norte.
A Linha 6-Laranja deverá abrir parcialmente em 2026 e por completo em 2027, segundo o governo do estado.
Ah, se toda obra de metrô em SP fosse rápida assim…
A linha verde Também está super rápida a construção.
Na verdade as duas obras estão praticamente no mesmo ritmo (normal) a verde e a laranja.
O negócio era pra ser entregue na copa de 2014 kkkkkkkk
A Linha 6 seria feita pelo estado, com entrega para 2014. A PPP surgiu depois do fracasso do estado em levantar fundos para essa obra.
A PPP bem sucedida da Linha 6 só surgiu após a PPP bem sucedida da Linha 4.
“Bem sucedida PPP da Linha 4” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito boa PPP da Linha 4 onde a concessionária só colocou dinheiro nos sistemas e o custo todo ficou com o Estado. Realmente um PPP excelente (para os cofres da CCR)
A primeira PPP do metrô (Linha 4) teve divisão 73% (estado) e 27% (concessionária).
A segunda PPP do metrô (Linha 6) tem divisão 50% (estado) e 50% (concessionária).
Ou seja, há uma evolução clara. Sem a PPP da Linha 4, não existiria a PPP da Linha 6.
Chega de mimimi Ivo, o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Bennini disse q vai atrasar denovo e só será entregue em 2027! Segunda vez no governo Tarcísio, qual será o próximo argumento pra defender o indefensável.
lucas rabelo voce é uma pessoa realista alem
de estar atrasada em mais de 10 anos na época era construida por braseiro oderbrecht agora grupo espanhol e o povo
brasileiro acha bom ,e esta linha que a cia diz estar no prazo esta atrasada no seu cronograma
1 ano a aciona nega, acredite se quiser
lembra do acidente.
se quiser.
INTERESSANTE COMO SE NÃO TIVESSE HAVIDO O ACIDENTE COM O TATUZÃO CHEGA DE FRESCURA , SE ATRASAR QUAL O PROBLEMA , A ESTAÇÃO VILA SONIA COMECOU A SER CONSTRUIDA EM 2004 E SÓ TEMINOU EM 2019.
CPTM e Metrô têm mantido elda melhor forma possível a funcionabilidade. Mas só funcionar, não resolve. Obras lentas, salários altíssimos, estabilidade, licitações e estudos baseados em candidatura e em eleições NÃO VÃO PRA FRENTE. É 2 pra frente e 1 e meio pra trás.
Que a iniciativa privada venha com força, com competência e comprometimento. Se falhar, há mecanismos para trocar (diferente das estatais).
A fila anda, não devemos venerar empresas.
Só o capital privado gera riqueza.
Não existe almoço grátis.
Esse Wallan só escreveu bobagens, baseadas no achismo de quem não conhece do que está falando.
Mas o final não poderia ser pior.
Dizer que seu o capital privado gera riqueza foi a cereja do bolo.
Só para efeito de informação, TODAS as linhas metrô ferroviárias do estado foram feitas pelo estado.
Interessante é meu comentário sumir do bate papo.
Não diminuo a importância das estatais. Já houve tempo onde NINGUÉM investia no Brasil. Nem investidor brasileiro e nem gringo. Isso se deu principalmente na era Vargas.
Quem investia, fazia e acontecia?
R: O Estado
Só que os tempos são outros, há nacional e internacional querendo investir, e o balanço é simples. Sendo estatal sai mais caro por bem menos, sendo privado vc tem concorrência, dinamismo e não se limita aos empoderados funcionários públicos que, infelizmente, sentem-se príncipes do ESTADO (não são todos, mas nas posições de comando sempre rola).
Estatais protestam na medida que um governo que entra ou sai.
Empresas privadas tem que honrar seus contratos ou são trocadas.
Só defende esse bonde quem tá dentro.
Que concorrência a CCR tem no transporte sobre trilhos? Até pra ser neoliberal tem que pensar um pouco não? Serviços concedidos não tem concorrência… se eu quiser chegar em Pinheiros, só tenho alternativa de CCR sobre trilhos, entende?
Há concorrência sim. Não imediata, mas nos outros trechos onde há a necessidade de ampliar.
Se achar que uma empresa está soberana demais nessas licitações, vota-se em deputados para pautar uma lei que limite concessões a uma porcentagem.
Isso tem que ser determinado por lei e não apenas confiando numa estatal.
Temos que nos moldar ao capitalismo, e não nos encolher no estatismo.
Cite um caso de concorrência então
Até agora não vi nenhum desses investimentos de capital privado no Transporte Público, só vi foi o LUCRO. Até agora continuamos com o Investimento Público e o Lucro Privado! É uma aberração.