A Acciona, construtora à frente das obras da Linha 6-Laranja de metrô, está perto de atingir um marco importante, a conclusão das escavações do túnel entre o Pátio Morro Grande e a estação Brasilândia.
A informação foi revelada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante a coletiva de imprensa sobre a assinatura do aditivo contratual de projeto da extensão da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela.
Tarcísio afirmou que a ligação subterrânea deverá ser finalizada nesta semana sem precisar um dia exato. “Na semana que vem a gente vai ter a ligação do [pátio] Morro Grande com a [estação] Brasilândia”, disse o governador enquanto falava de obras que estão avançando no momento.
O trecho de túneis está sendo escavado pelo método NATM (túnel mineiro), uma forma de trabalho mais lenta que a atividade mecanizada do tatuzão.
Em abril, a Linha Uni, concessionária que operará o ramal, revelou que já haviam sido escavados 8.700 metros de túneis no trecho.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O pátio Morro Grande está localizado numa antiga pedreira desativada e por isso o acesso será feito por túneis escavados em rocha em parte do percurso.
As escavações começaram há bastante tempo em virtude disso e nos próximos meses deverão ser instalados os trilhos e sistemas de sinalização e eletricidade para permitir o início de alguns testes com os trens.
A Alstom fornecerá 22 composições que já estão sendo fabricadas em Taubaté (SP).
Dizem que o túnel em NATM será vazado no dia 25, mas isso não está bem definido, talvez até o fim desta semana que entra, vamos ver!
Alguém sabe me dizer se existe um cálculo de quantos trens uma linha de metrô precisa? A linha 4 tem 29 trens e apenas 11 estações e a linha 6 vai ter só 22 trens e 15 estações. A conta não bate muito.
Talvez isso seja estimado pela demanda estimada pela linha
Também acho muito pouco 22 trens. Geralmente as linhas tem um pouco mais do dobro do n° de estações em quantidade de trens e mantém um intervalo médio de 90 segundos no pico. Uma linha de 15 km e 15 estações com apenas 22 trens vai ter um intervalo um pouco mais alto aparentemente.
A demanda prevista pra Linha 6-Laranja é de 633 Mil passageiros/dia. As Linhas 1 e 3 por exemplo transportam o dobro dessa demanda, por isso a necessidade de mais trens. Salvo engano o Intervalo da Linha 6 deve ser algo em torno de 6 minutos.
O intervalo da L6 no pico é de 150s a 180s, assim como a L4 q tem 1km operacionais a menos q L6, as L1 e L3 n só transportam o dobro mas tbm tem de 8 a 10km s mais q a L4 e 7 a 9km em relação a L6
Nasci na Brasilândia morei até meus 18anos. E sai exatamente por causa do transporte público, era e sempre foi péssimo. Tenho muitos familiares que ainda residem ai. E dou Graças aDeus do metrô estar chegando por ai. Sucesso a todos.