Linha 6-Laranja: escavação entre pátio e estação Brasilândia perto da conclusão

Túneis que ligarão o pátio Morro Grande e o trecho operacional está sendo escavados pelo método NATM. Trabalhos deverão terminar nesta semana, segundo governador
Pátio Morro Grande
Pátio Morro Grande (Linha Uni)

A Acciona, construtora à frente das obras da Linha 6-Laranja de metrô, está perto de atingir um marco importante, a conclusão das escavações do túnel entre o Pátio Morro Grande e a estação Brasilândia.

A informação foi revelada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante a coletiva de imprensa sobre a assinatura do aditivo contratual de projeto da extensão da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela.

Tarcísio afirmou que a ligação subterrânea deverá ser finalizada nesta semana sem precisar um dia exato. “Na semana que vem a gente vai ter a ligação do [pátio] Morro Grande com a [estação] Brasilândia”, disse o governador enquanto falava de obras que estão avançando no momento.

Túneis que dão acesso ao pátio
Túneis que dão acesso ao pátio (GESP)

O trecho de túneis está sendo escavado pelo método NATM (túnel mineiro), uma forma de trabalho mais lenta que a atividade mecanizada do tatuzão.

Em abril, a Linha Uni, concessionária que operará o ramal, revelou que já haviam sido escavados 8.700 metros de túneis no trecho.

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O pátio Morro Grande está localizado numa antiga pedreira desativada e por isso o acesso será feito por túneis escavados em rocha em parte do percurso.

As escavações começaram há bastante tempo em virtude disso e nos próximos meses deverão ser instalados os trilhos e sistemas de sinalização e eletricidade para permitir o início de alguns testes com os trens.

A Alstom fornecerá 22 composições que já estão sendo fabricadas em Taubaté (SP).

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7 comments
  1. Dizem que o túnel em NATM será vazado no dia 25, mas isso não está bem definido, talvez até o fim desta semana que entra, vamos ver!

  2. Alguém sabe me dizer se existe um cálculo de quantos trens uma linha de metrô precisa? A linha 4 tem 29 trens e apenas 11 estações e a linha 6 vai ter só 22 trens e 15 estações. A conta não bate muito.

  3. Também acho muito pouco 22 trens. Geralmente as linhas tem um pouco mais do dobro do n° de estações em quantidade de trens e mantém um intervalo médio de 90 segundos no pico. Uma linha de 15 km e 15 estações com apenas 22 trens vai ter um intervalo um pouco mais alto aparentemente.

  4. A demanda prevista pra Linha 6-Laranja é de 633 Mil passageiros/dia. As Linhas 1 e 3 por exemplo transportam o dobro dessa demanda, por isso a necessidade de mais trens. Salvo engano o Intervalo da Linha 6 deve ser algo em torno de 6 minutos.

    1. O intervalo da L6 no pico é de 150s a 180s, assim como a L4 q tem 1km operacionais a menos q L6, as L1 e L3 n só transportam o dobro mas tbm tem de 8 a 10km s mais q a L4 e 7 a 9km em relação a L6

  5. Nasci na Brasilândia morei até meus 18anos. E sai exatamente por causa do transporte público, era e sempre foi péssimo. Tenho muitos familiares que ainda residem ai. E dou Graças aDeus do metrô estar chegando por ai. Sucesso a todos.

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