Linha 6-Laranja já tem oito das 15 estações ligadas por túneis

Tuneladora Norte conclui a retirada de material da estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado nesta semana, sua terceira parada no caminho até Brasilândia
Tatuzão Norte na estação Itaberaba (GESP)
Tatuzão Norte na estação Itaberaba (GESP)

A Acciona, construtora que implanta a Linha 6-Laranja, realizou nesta quinta-feira, 7 de março, a conclusão das escavações do Tatuzão Norte na estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado, na Zona Norte da capital.

A tuneladora havia atingido a área da estação no dia 1º de março, porém, a Acciona utilizou uma técnica diferente em que a própria máquina avançou sobre parte dos túneis de plataforma.

O motivo é uma falha geológica na região que impedia a chegada tradicional, em que o shield rompe uma parede já com a escavação do subosolo concluída.

Nesta quinta, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, e o CEO da construtora espanhola, José Manuel Entrecanales, estiveram no local para uma visita.

Mapa de estações (GESP)

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Com Itaberaba, já são oito estações ligadas por túneis na Linha 6-Laranja, ou seja, pouco mais da metade da primeira fase de construção – serão 15 estações ao todo.

Já foram visitadas pelo Tatuzão Norte as estações Freguesia do Ó, João Paulo I e agora Itaberaba-Hospital Vila Penteado. Na outra ponta, o Tatuzão Sul passou por Santa Marina, Água Branca, SESC-Pompéia, Perdizes e PUC-Cardos de Almeida.

Túnel de plataforma sendo finalizado para abrir espaço para o emboque do tatuzão (GESP)

Faltam ainda Vila Cardoso e Brasilândia no trecho norte e FAAP-Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim no trecho sul.

A previsão é que a primeira etapa do ramal de Metrô seja aberta em abril de 2026, portanto em pouco mais de dois anos. A segunda parte deve ser inaugurada em 2027.

Segundo o governo, a LinhaUni, concessionária que irá operar a Linha 6, já planeja duas extensões com mais cinco estações.

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11 comments
  1. E os “técnicos” do blog ainda tinham enchido os dedos para afirmar que a Acciona havia cometido erros de cronograma e execução. Como sempre, acabam sendo totalmente parciais e procurando erros sem fundamentos em qualquer coisa só por se tratar de uma PPP.

  2. Bem que a extensão norte da linha 6 poderia chegar na rodovia Anhanguera, aí a cobertura noroeste da cidade seria completa. Inclusive serve de pontapé inicial para um Rodoanel metroviário real e não aquele proposto que só abrange o centro expandido da cidade.
    Fazendo vários projetos com diversas frentes (empreiteiras) em paralelo, não fica “caro” e nem demorariam as entregas.

    1. Mas não existe sentido em criar um arco ferroviário nos mesmos moldes dos rodoaneis, por si só linhas metroviárias tem que ser feitas dentro das áreas urbanas, canalizando a demanda de diversas regiões, fazer linhas nas margens da mancha urbana só incentiva o crescimento não planejado da cidade e cria problemas direcionando as demandas pras pontas da mancha urbana só aumentando o tempo de trajeto no geral, já que a dinâmica da cidade é as fontes de emprego estarem nos centros, pra esses aneis mais externos funcionarem teria de existir uma política muito bem pensada e planejada com incetivos fiscais para descentralizar os polos empregatícios

  3. ficou feio pro site ter que voltar e editar a matéria sensacionalista, além de fechar os comentários pra não passar vergonha
    lamentável a postura do site e da maioria dos que comentam aqui

  4. Eu tinha criticado a última notícia pelo Site sobre Itaberaba onde se tinham feito algumas conclusões um pouco “injustas” sobre o avanço da obra ou o metodo construtivo.

    No entanto acho de louvar a atitude do Ricardo de corrigir a notícia após ter obtido dados mais fiáveis.

    Sinceramente se todos os jornalistas seguissem esta postura o país estaria mais saudável.

    Toda a gente erra e é a capacidade de admitir erros que faz de nós melhores.

    1. Obrigado, Joaquim. Foi seu comentário que me fez ver o erro absurdo que cometi. Como disse no outro post, peço desculpas aos leitores e espero ter aprendido com isso. Abraços

  5. A Acciona não quer terminar a Linha 17 não? Pelo visto na mão deles pelo menos algum avanço aconteceria

  6. parece que a tuneladora sul já partiu para Faap Pacaembu. enfim 14 bis como foi dito é o grande gargalo da obra.

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