As obras da Linha 6-Laranja estão avançando, mesmo em meio à situações que criam desafios como as escavações arqueológicas na futura estação 14 Bis-Saracura.
Como este site comentou nos últimos dias, a Linha Uni, concessionária responsávelo pelo ramal metroviário, colocou em prática um estratégia de aceleração dos trabalhos a fim de inaugurar o primeiro trecho no segundo semestre de 2026.
Uma das ações nesse sentido é a escavação feita pelo Tatuzão Sul, que passará direto por 14 Bis, ainda muito atrasada, de forma a concluir os túneis até São Joaquim em 2025.
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Com isso será possível desmontar toda a infraestrutura necessária para retirar os materiais escavados dos túneis e liberar a finalização do trecho entre o VSE Tietê e a estação Perdizes.
A Acciona, construtora que toca a obra, já mudou o local de entrega das aduelas de contrato, que agora são manuseadas no VSE Pacaembu. Com isso já é possível instalar a via permanente em boa parte do trajeto.
Inauguração parcial dentro de apenas dois anos
São justamente imagens desse trecho que reforçam o avanço da obra. Em um vídeo recente é possível ver trilhos sendo instalados logo após a entrada do túnel sul do VSE Tietê, de onde o tatuzão partiu há quase três anos.
Em outra foto se vê as armações metálicas que suportam o piso onde os trilhos são instalados, nesse caso próximo à estação Santa Marina, a mais adiantada até aqui.
Por falar nela, as plataformas já estão recebendo o piso, outro marco para o empreendimento. Ao que tudo indica, trata-se da plataforma no sentido Brasilândia e também é possível notar o espaço na borda onde serão instaladas as portas de plataforma.
A despeito do ritmo acelerado, há muito ainda a ser feito antes que os primeiros trens comecem a circular no trecho entre Brasilândia e Perdizes.
São apenas dois anos para que a Linha Uni conclua as obras de nove estações, toda a infraestrutura de operação nos túneis, o CCO e a área de manutenção em Morro Grande e os exaustivos testes com sistemas e trens da Alstom.
Como se vê, haverá muitas novidades nos próximos meses.
Aos poucos a realidade vai se impondo. A escolha por uma PPP na construção dessa linha se mostra acertada.
nao concordo, com o comentario snterior
a oderbrecht era uma empresa nacional
com obra em 60 paises nao ouvesse a lava jato a linha 6 já estaria pronta ou terminando agora.Nao me venha com a ideia que a aciona é uma empresa feita de anjos os
espanhois sim estao muito satisfeitos com ela.
Será mesmo ? Se sim, não deverá ter atraso na conclusão dessa obra !!!
É uma obra de grande porte, imprevistos acontecem. Está sendo feito um grande esforço para o cumprimento dos prazos.
esses pisos que são horríveis, é o mesmo piso na plataforma, nos corredores e no banheiro, gosto mais do piso da linha verde nas estações da av. Paulista, de granito, muito mais bonito
E faz alguma diferença que não seja estética?
estética é tudo, é muito mais confortável aos sentidos e menos estressante estar em um lugar bonito do que um lugar que parece uma extensão do local de trabalho