Linha 6-Laranja já tem piso em plataforma e trilhos no trecho operacional

Avanços nas obras mostram disposição da Linha Uni de acelerar trabalhos para abertura no segundo semestre de 2026
Pisos já foram instalados em ao menos uma das plataformas da estação Santa Marina
Pisos já foram instalados em ao menos uma das plataformas da estação Santa Marina (Reprodução)

As obras da Linha 6-Laranja estão avançando, mesmo em meio à situações que criam desafios como as escavações arqueológicas na futura estação 14 Bis-Saracura.

Como este site comentou nos últimos dias, a Linha Uni, concessionária responsávelo pelo ramal metroviário, colocou em prática um estratégia de aceleração dos trabalhos a fim de inaugurar o primeiro trecho no segundo semestre de 2026.

Uma das ações nesse sentido é a escavação feita pelo Tatuzão Sul, que passará direto por 14 Bis, ainda muito atrasada, de forma a concluir os túneis até São Joaquim em 2025.

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Trilhos surgem no trecho operacional da Linha 6-Laranja
Trilhos surgem no trecho operacional da Linha 6-Laranja

Com isso será possível desmontar toda a infraestrutura necessária para retirar os materiais escavados dos túneis e liberar a finalização do trecho entre o VSE Tietê e a estação Perdizes.

A Acciona, construtora que toca a obra, já mudou o local de entrega das aduelas de contrato, que agora são manuseadas no VSE Pacaembu. Com isso já é possível instalar a via permanente em boa parte do trajeto.

Plataforma sentido São Joaquim da estação Santa Marina
Plataforma sentido São Joaquim da estação Santa Marina

Inauguração parcial dentro de apenas dois anos

São justamente imagens desse trecho que reforçam o avanço da obra. Em um vídeo recente é possível ver trilhos sendo instalados logo após a entrada do túnel sul do VSE Tietê, de onde o tatuzão partiu há quase três anos.

Em outra foto se vê as armações metálicas que suportam o piso onde os trilhos são instalados, nesse caso próximo à estação Santa Marina, a mais adiantada até aqui.

Por falar nela, as plataformas já estão recebendo o piso, outro marco para o empreendimento. Ao que tudo indica, trata-se da plataforma no sentido Brasilândia e também é possível notar o espaço na borda onde serão instaladas as portas de plataforma.

Armações metálicas da base onde serão instalados os trilhos no trecho próximo à Santa Marina
Armações metálicas da base onde serão instalados os trilhos no trecho próximo à Santa Marina

A despeito do ritmo acelerado, há muito ainda a ser feito antes que os primeiros trens comecem a circular no trecho entre Brasilândia e Perdizes.

São apenas dois anos para que a Linha Uni conclua as obras de nove estações, toda a infraestrutura de operação nos túneis, o CCO e a área de manutenção em Morro Grande e os exaustivos testes com sistemas e trens da Alstom.

Como se vê, haverá muitas novidades nos próximos meses.

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