A Linha 6-Laranja, que segue em obras entre Brasilândia e São Joaquim, já está com sua expansão em fase de planejamento em ambas as pontas. Além de seguir até Mooca, a Linha Uni deve construir mais duas estações após Brasilândia.
E há possibilidade de novas ampliações. Sabe-se que o ramal poderia sofrer uma extensão adicional para a região norte além da Estação Velha Campinas.
A proposta já constava nos planos da rede futura. Mas, ao que parece, o futuro da Linha 6-Laranja deverá ser diferente daquele planejado no passado com a possibilidade de atender a bairros como Taipas e Perus.
Antiga extensão passando por Vila Clarice
A extensão planejada para a Linha 6-Laranja previam, além das estações de Morro Grande e Velha Campinas, as paradas de Vila Clarice, integrada com a Linha 7-Rubi, e Bandeirantes.
A integração com a Linha 7-Rubi seria um importante ponto de conexão permitindo desafogar um trecho crítico da ramal e dando mais opções aos passageiros da região norte.
Já a promessa da construção de um centro de convenções na Rodovia dos Bandeirantes foi o motivo da inclusão da estação, mas esse projeto foi cancelado.
Taipas e Perus?
Estudos recentes elaborados pela LinhaUni mostram que o futuro da Linha 6-Laranja está se apontando para o extremo norte da capital.
O Relatório Ambiental Prévio da extensão da Linha 6 mostra que, após a estação Velha Campinas, o traçado da linha segue na direção norte indo até o VSE Raimundo Pereira.
O posicionamento do traçado permite inferir que os planos futuros para o ramal, caso seja prolongado, deverá ser o atendimento aos bairros como Jardim paulistano, Vila Aurora e Perus com possibilidade de integração com a Linha 7-Rubi.
Claramente, estas são possibilidades futuras e não certezas absolutas. Estudos de demanda e viabilidade poderão definir com maior clareza quais as melhores opções que podem ser adotadas.
Fase atual: O que está sendo feito?
Nos últimos meses, a concessionária LinhaUni tem se dedicado nos projetos de expansão norte, até Velha Campinas, e sul, até a Estação São Carlos. A extensão ganhou aval do governador Tarcísio de Freitas que pretende manter o fluxo de trabalho e até mesmo aproveitar as tuneladoras existentes.
Veja também:
Perus é muito longe, 9 km de distância de Brasilandia em linha reta, sem considerar as curvas em Velha campinas. Seria aumentar a linha 6 Joaquim – Brasilandia em 60%.
Bem improvável.
KKKK Curvas na Velha Campinas ? O trem passará por baixo, criatura !
Alguém que representa a região por favor muda esse nome de Estação Velha Campinas…. é horrivel!
É o mais correto acontecer. Quem mora na região de Pirituba/Vila Clarice, terá a Estação Velha Campinas e a CPTM Pirituba/Vila Clarice onde poderão fazer a baldeação na Estação Agua Branca e seguir para qualquer lugar da cidade através do metrô. Já a região de Taipas não tem muita opção(não tem um terminal, não tem corredor de ônibus), serviços realizados na sua maioria por vans. E a cada ano aumentando o número de prédios e condomínios residenciais.
Estão corretos, o metrô tem que ir para regiões que são populosas e carentes de transporte publico, que é o caso da região do bairro de Taipas, região muito adensada e sem opção de locomoção.
Essa linha deveria ser expandida sentido Cajamar passando pela região norte de Osasco (Estúdios Anhanguera do SBT) e Santana de Parnaíba onde tem a demanda reprimida.
seria ótimo metro em taipas, a população em taipas cada vez mais aumentando, ter uma estação de metrô em taipas seria muito ótimo.
Essa região da zona norte tem o relevo bastante acidentado, com muitas rochas, é um terreno bastante difícil de escavar ou de construir de forma elevada. Também não consigo enxergar a implantação da estação Velha Campinas (o terreno tem mais de 80 metros de desnível e não é nenhuma centralidade local, só serviria para a conexão ônibus metrô e mal tem espaço para um terminal.
Cresci nessa região, tenho muito carinho por lá e gostaria que tivesse um transporte mais eficiente, mas acho que o metrô não é a melhor forma de atender a região.