O Tatuzão Norte, da Linha 6-Laranja, deve retomar as escavações no fim de abril, segundo a assessoria da Linha Uni. A tuneladora chegou à estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado na sexta-feira, 1º de março. Com isso, terá uma pausa para manutenção de quase 2 meses.
Em média, o tempo de pausa entre os trechos escavados é de cerca de um mês, quando são realizados serviços de manutenção no equipamento, além do arraste da máquina até o ponto de emboque.
No entanto, recentemente tivemos casos em que os outros tatuzões que estão em atividade na cidade de São Paulo ficaram menos tempo parados, como o da Linha 2-Verde e o Tatuzão Sul da própria Linha 6-Laranja.
A concessionária não explicou a razão do maior tempo de paralisação, mas por outro lado previu que o tatuzão chegará na estação Vila Cardoso apenas em novembro.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Serão aproximadamente 6 meses de trabalho entre uma estação e outra. Considerando uma distância de 1,1 km entre as estações, o tatuzão deve registrar uma média avanço diário de 6 metros.
Na etapa anterior, entre as estações João Paulo I e Itaberaba, o Tatuzão Norte realizou uma média de avanço de 7 metros de montagem de túneis por dia.
Como se sabe, o trecho por onde a tuneladora trabalha é formado por um solo rochoso além de falhas geológicas, que tornam a atividade mais desafiadora.
Ainda assim, o Tatuzão Norte pode concluir seu trabalho antes do Tatuzão Sul, que ainda tem um longo caminho pela frente. Há apenas duas estações até o fim das escavações, já no sentido sul será preciso atingir FAAP-Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. A máquina ainda escavará mais um trecho de túneis até um poço de ventilação, onde será desmontada.
E as extensões nas duas pontas?!
Essas extensões devem estar em estudo ainda e ainda devem levar anos para saírem, visto que as extensões da L4 e L5 foram prometidas a muitos anos e até agora nenhuma novidade
A extensão da linha 4 já está quase saindo, é mais questão de burocracia para poder começar a obra.
Que pena! seria muito bom que chegasse na. ultima estaçao Brasilândia até Dezembro de 24.Existe mesmo uma distancia maior entre estaçao Itaberaba e Vila Cardoso,mas nao pensei que fosse demorar tanto!Essa parte da escavaçao deve ter muita rocha.Estaçao Brasilandia deve ficar pra 2025.
Quantos tatuzoes estão em atividade no metrô de SP?
Atualmente são 3, os 2 da Acciona na Linha 6 e o do Metrô na Linha 2.
Então provavelmente o Tatuzão norte encerra as atividades daqui a um ano.
Quase certeza que esse tempo maior de espera é por conta do atraso da Vila Cardoso que está bem atrás do estado que deveria estar por ser a próxima parada, além da manobra de mover as estacas do prédio que vai estar próximo do trajeto do tatuzão