A tuneladora sul da Linha 6-Laranja, operada pela Linha Uni, chamada de “Maria Leopoldina”, chegou neste domingo à estação São Joaquim, a última do deste lado ramal. Agora, o tatuzão passará por uma manutenção para depois seguir ao VSE Felício dos Santos e finalizar seus trabalhos no final do mês.
Não se sabe se a tuneladora será desmontada no VSE ou será preservada para a futura expansão da linha neste sentido que prevê mais 4 estações: Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e Parque da Mooca. As conversas entre a Acciona/Linha Uni estão adiantadas para assinatura deste motivo e o justamente da pressa se deve para que “Maria Leopoldina” continue seus trabalhos.
Com a chegada a São Joaquim, todo o trecho operacional da Linha 6 já está escavado. No último dia 3, o tatuzão norte chegou a estação Brasilândia e finalizou seus trabalhos e será desmontado. Há expectativa que um outro aditivo seja assinado para a construção de mais 2 estações após Brasilândia: Morro Grande e Velha Campinas porém a escavação deste trecho não seria por meio da tuneladora.
A previsão é que o primeiro trecho da Linha 6-Laranja seja entregue no segundo semestre de 2026, entre Estações Brasilândia e Perdizes. As demais estações devem ser entregues em 2027