O Tatuzão Sul, também conhecido como “Maria Leopoldina” e que está escavando os túneis da Linha 6-Laranja em direção a estação São Joaquim, já está na estação Perdizes. A chegada teria ocorrido nesta sexta-feira (29), segundo informações obtidas por este site.
No entato, o rompimento da parede da estação está marcado para este sábado (30), às 9h30, em evento com autoridades, incluindo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Pelos cálculos mantidos pelo site, foi o avanço mais veloz do TBM (Tunnel Bore Machine ou Máquina de perfurar túneis).
Em exatos dois meses, o tatuzão percorreu cerca de 825 metros a uma média diária de 13,5 metros. Como referência, a viagem entre Água Branca e SESC-Pompeia beirou os 13 metros de avanço diário.
A partida ocorreu na estação SESC-Pompéia no dia 31 de julho, e no caminho a tuneladora passou pelo futuro poço de ventilação Venâncio Aires.
A tuneladora agora deve ficar um período parada em Perdizes para retomar as escavações em direção a próxima estação, PUC-Cardoso de Almeida.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Será o início da fase em relevo mais acidentado do percurso. Se em Perdizes a laje de fundo fica a apenas 28 metros da superfície, PUC-Cardoso é bem mais profunda, com as vias localizadas a 61 metros da superfície.
Até aqui o Tatuzão Sul escavou cerca de 3 km em 300 dias de trabalho, ou seja, uma média 10 metros por dia. A máquina, no entanto, iniciou seus trabalhos há 653 dias a partir do VSE Tietê, mas após o acidente no poço Aquinos ficou parada por 211 dias.
Muito bom esse acompanhamento Ricardo! Neste ritmo de 2 meses de escavação entre estações + 2 meses de manutenção, prevejo o seguinte cronograma:
Partida Perdizes: 30/nov/23
Chegada PUC: 30/jan/24
Partida PUC: 30/mar/24
Chegada FAAP: 30/mai/24
Partida FAAP: 30/jul/24
Chegada Higienópolis: 30/set/24
Partida Higienópolis: 30/nov/24
Chegada 14-bis: 30/jan/25
Partida 14-bis: 30/mar/25
Chegada Bela Vista: 30/mai/25
Partida Bela Vista: 30/jul/25
Chegada São Joaquim: 30/set/25
Desmontagem São Joaquim: 30/nov/25
Será que vai ser mais rápido ou mais devagar? Quais as suas apostas galera?
Agora só falta a extensão até a Estação São Carlos, acho que nao vão desmontar em São Joaquim.
neste ritmo nao inaugura em 2026 falta trilhos,os trens parte civil nas estaçoes
e testes no funcionanente.Conclusao o
o acidente atrazará a obra em quase 1
ano devendi ficar para 2027 a2028 rezo
para estar errado,mas alguma coisa se inaugura no prazo no brazil.