O Tatuzão Sul, conhecido também como Maria Leopoldina, da Linha 6-Laranja, partiu da estação Perdizes em direção a estação PUC-Cardoso de Almeida na primeira semana de novembro, segundo informado pela assessoria da LinhaUni, concessionária do ramal de metrô.
A tuneladora chegou à estação Perdizes no dia 30 de setembro, evento que contou com a presença de autoridades (leia aqui). Como é de praxe, foi necessário um pouco mais de um mês para que o equipamento retomasse suas atividades após a manutenção feita no local.
A previsão é que o tatuzão chegue em PUC-Cardoso por volta de janeiro de 2024, após percorrer um trecho de pouco menos de 1 quilômetro até sua nova parada.
O novo percurso terá uma novidade, o fato de o equipamento escavar os túneis em aclive acentuado, saindo de uma cota de aproximadamente 708 para 727 metros até chegar à nova estação, ou seja, uma subida de quase 20 metros.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A razão é que a estação PUC-Cardoso de Almeida fica localizada a cerca de 788 metros acima do nível do mar enquanto Perdizes, o ponto de partida, está a 736 metros (52 metros mais elevada).
A diferença entre os dois números está na profundidade das duas estações: enquanto Perdizes tem apenas 28 metros de profundidade, PUC terá o nível das plataformas a mais de 60 metros do nível da superfície.
Tatuzão Norte
A escavação dos túneis da Linha 6-Laranja conta com duas tuneladoras trabalhando de forma simultânea. O Tatuzão Norte partiu no mês passado da estação João Paulo I em direção a estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado (leia aqui).
O ramal deverá inaugurado em meados de 2026 em seu primeiro trecho entre Brasilândia e Água Branca. A segunda parte deve ficar pronta em 2027.
Cara o que vc ta falando? Voces estão com a linha sendo construída num ritmo excelente e ainda ta achando ruim? Sai fora mermao
Essa linha já deveria estar pronta a mais de 5 anos irmão, não vem defender obra atrasada aqui não