O Tatuzão Norte, da Linha 6-Laranja, retomou as escavações a partir da estação João Paulo I, em direção a estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado. O equipamento reiniciou seu trabalho nos últimos dias, segundo informações da LinhaUni.
A tuneladora ficou em manutenção por um mês e meio na estação João Paulo I até retomar seus serviços. Ela havia chegado ao local em 30 de agosto após 163 dias de trabalho desde a saída anterior, em Freguesia do Ó.
O trecho mais recente acabou levando mais tempo do que se imaginava para a construção dos túneis, por conta de alguns problemas no solo. Ela é preparada para escavar em rocha, que está presente no subsolo de parte da região.
Caso não haja imprevistos, a Tuneladora Norte deverá chegar a Itaberaba-Hospital Vila Penteado em cerca de dois meses, percorrendo uma distância aproximada de 1,5 km.
Já a Tuneladora Ssul, também conhecida como “Maria Leopoldina”, chegou a estação Perdizes no fim de setembro. De acordo com a LinhaUni, as escavações deverão ser retomadas em novembro em direção à estação PUC-Cardoso de Almeida.
A Linha 6-Laranja deverá ter seu primeiro trecho entre Brasilândia e Água Branca entregue em 2026 e o segundo, com as demais estações, em 2027. A LinhaUni também iniciou estudos para estender o ramal após a Brasilândia e também entre São Joaquim e a futura estação São Carlos, na Mooca.
Pessoal uma pequena correção, a distância entre Itaberaba e João Paulo não chega nem perto de 1.5km heuehdueue tá na casa dos 850-900m