Linha 7-Rubi é a próxima a receber novo trem da Série 8500

CPTM confirmou que terceira composição será usada na linha que liga a estação da Luz a Jundiaí e considerada a mais problemática da rede
Novo trem Série 8500 da CPTM: será o fim dos velhos trens?
Novo trem Série 8500 da CPTM: será o fim dos velhos trens?
Novo trem Série 8500 da CPTM: será o fim dos velhos trens?
Novo trem Série 8500 da CPTM: será o fim dos velhos trens?

Ainda falta muito para que a Linha 7-Rubi tenha condições mínimas de transportar seus passageiros com qualidade, mas ao menos uma boa notícia: a CPTM confirmou nesta quarta-feira (06) que o terceiro trem da Série 8500 entrará em operação nela. “O terceiro irá para a Linha 7, mas toda a Região Metropolitana será beneficiada”, disse o governador no evento de entrega do primeiro trem.

Com isso, finalmente os velhos trens da séries 1100, 1400, 1600 e 1700 poderão ser aposentados. O objetivo do governo do estado é entregar duas composições a partir deste mês, tanto da nova Série 8500 como da inédita Série 9500, que ainda entrará em fase de testes.

Conforme antecipamos, o governador fez  entrega simbólica do primeiros desses 65 trens à CPTM. O Expresso Leste, da Linha 11, receberá as duas primeiras unidades e deve repassar a Série 2000 para a Linha 12-Coral.

O salão do trem da Série 8500: contínuo e com mais espaço para os passageiros em pé
O salão do trem da Série 8500: contínuo e com mais espaço para os passageiros em pé

Embora não tenha antecipado como será feita a distribuição dos novos trens, o mapa dentro dos vagões indica que eles serão usados em qualquer uma das seis linhas da CPTM – até mesmo a Linha 10 que hoje opera exclusivamente com os lentos trens espanhóis da Série 2100.

Câmeras no lugar dos retrovisores

A nova Série 8500 foi fabricada pela CAF em Hortolândia e lembra suas irmãs 7000, 7500 e 8500. Mas a composição foi aprimorada com novos paineis de informação, layout modificado de assentos, luzes de LEDs, sistema de biometria para reconhecimento do condutor e câmeras externas no lugar dos retrovisores para auxiliar o condutor a enxergar as plataformas – o sistema atual exige que ele recolha os espelhos após a partida.

Mas o que mais diferencia a Série 8500 das demais é a proteção lateral no teto e a parte frontal mais alta, que dão uma aparência mais imponente ao trem, visual semelhante ao da Série 9500, produzida pela Rotem e que deve entrar em testes nas próximas semanas.

Fotos: CPTM

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1 comment
  1. Honestamente, acho triste como cada vez mais os layouts dos trens têm menos assentos, para poderem caber mais pessoas em pé. Esses trens metropolitanos fazem viagens longuíssimas, que chegam a passar de uma hora, e não existe um mínimo de empenho do governo em deixá-las mais confortáveis. Podem ver que em grandes cidades pelo mundo, os trens suburbanos são todos projetados totalmente ao contrário disso: só existe espaço para ir sentado, porque sabe-se que quem utiliza o serviço não o faz para trechos curtos, onde dá pra ir em pé numa boa.
    Não é de estranhar que as pessoas prefiram carro desse jeito…

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