A Linha 7-Rubi recebeu nesta quinta-feira (22) mais dois trens da Série 8500, a mais recente da CPTM. Agora são três composições novas operando na linha que é a mais problemática da rede. E durante o evento, o governador Geraldo Alckmin prometeu retirar todos os trens antigos de circulação: “Vamos tirar os trens mais antigos, da década de 50 e trocar por novos”, afirmou.
Maiores e mais velozes, além de mais confortáveis, os novos trens podem retirar mais composições velhas a cada unidade entregue. Como se deslocam com mais velocidade e levam mais gente, eles acabam transportando mais passageiros por viagem do que as unidades antigas como a Série 1100. Existem no momento mais quatro trens em testes, sendo um deles o primeiro entregue e que passa por correções justamente por ter servido como bancada para avaliações pela CPTM.
Salada de trens
O blog conheceu a Série 8500 nesta semana e aprovou o trem. Mais silencioso e bem iluminado, o novo trem é uma boa evolução de outras séries produzidas pela CAF. Apenas os bancos pareceram mais estreitos que antes, mas no geral trata-se de um modelo que deve agradar os usuários. A questão agora é resolver o quanto antes o mix de séries nas linhas como a 12 e a 7. Por terem frotas mais antigas, as duas agora mesclam muitos tipos de trens, o que torna a experiência dos passageiros muito irregular.
Na Linha 12, por exemplo, rodam as séries 7000, 2000, 2070 e 4400, esta a única sem ar-condicionado. Já a Linha 7, embora tenha agora a maior frota da Série 8500, ainda convive com modelos obsoletos como o 1100, 1400, 1600 e 1700. Espera-se que essa situação seja resolvida o mais breve possível.