A operação da Linha 7-Rubi foi parcialmente retomada entre Francisco Morato e Jundiaí após um grave descarrilamento ter interditado as vias durante os primeiros dias de fevereiro.
A operação neste momento segue com velocidade reduzida e em via singela, ou seja, os trens circulam por uma única via na região do túnel do Botujuru.
O acidente ocorrido na madrugada de sábado foi decorrente de um deslizamento de terra que afetou diretamente a via no sentido Jundiaí. Uma composição se chocou com a via obstruída gerando um descarrilamento.
Atualização CPTM 03/02 – 13h30
“A circulação de trens na Linha 7-Rubi da CPTM acontece por via
única entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista nesta
segunda-feira (03/02). A circulação é normal entre as estações
Francisco Morato e Rio Grande da Serra.
Às 13h de hoje, o oitavo e último carro foi retirado do local, mas os trabalhos para retirar a terra, que desceu com o deslizamento e com as chuvas constantes do fim de semana, continuam. Além disso, a partir de agora será iniciado o trabalho de readequação da via.
Também a partir das 13h, em razão da baixa demanda de passageiros, o sistema de ônibus Paese foi cancelado.”
A CPTM realiza atividades para a remoção do trem e a correção dos danos causados à via na região. O talude existente deverá ser monitorado para evitar novos deslizamentos.
A região da Linha 7-Rubi possui uma série de fragilidades ambientais, muitas delas amplificadas pelo forte ciclo de chuvas que a região metropolitana tem passado. Ainda não há prazo para a normalização do trecho afetado.