Linha 8-Diamante pode ter intervalo de 4 minutos entre trens com melhorias em Barra Funda

ViaMobilidade realiza implantação do “Y em Barra Funda” que deve ajudar a injetar mais composições no horário de pico, dentro de investimento de R$ 40 milhões
Estação Barra Funda (Jean Carlos)
Estação Barra Funda (Jean Carlos)

A ViaMobilildade, operadora da Linha 8-Diamante de trens metropolitanos, está realizando mudanças importantes nas vias na região de Barra Funda. O foco é diminuir o intervalo do ramal de trens para até 4 minutos nos horários de pico.

O site participou de uma coletiva de imprensa com o Gerente de Manutenção de Via Permanente, Alan Santana, que explicou os detalhes das atividades realizadas e seus benefícios para a operação.

Conforme pode ser visto em nossa matéria, o Y de Barra Funda é um novo conjunto de aparelhos de manobra que permitirá o retorno dos trens antes da chegada em Júlio Prestes.

Uma das melhorias previstas é a redução de intervalo nos horários de pico. Hoje o tempo de espera é de cinco minutos, valor que pode cair para até 4 minutos com o uso da nova área estratégica.

Obras na Estação Barra Funda (Jean Carlos)
Obras na Estação Barra Funda (Jean Carlos)

“Hoje a gente pratica ali algo em torno de quatro minutos e meio, cinco minutos de intervalo em Barra Funda. A gente quer chegar próximo dos 4 minutos, que aí a gente consegue ofertar mais lugares. Enfim, seria o limite para chegar com a infraestrutura que está implantada. Mas todo ganho no intervalo traz um aumento considerável na capacidade.”

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A obra em questão foi bastante complexa. Além da via permanente que foi totalmente refeita, foi necessário trabalhos em rede aérea e sinalização. Este último componente está em fase de liberação operacional para que o trecho seja aberto até a primeira semana de abril.

Redução dos intervalos está prevista com as novas melhorias (Jean Carlos)
Redução dos intervalos está prevista com as novas melhorias (Jean Carlos)

“A gente teve que construir toda a grade nova ali. Então teve um time grande, foi contratada uma empresa terceirizada para isso. Estamos falando de algo em torno de 40 milhões de reais, só pra essa parte de via. A gente teve que estender a rede aérea também. O trem precisa de energia para se movimentar e aquela região não tinha rede aérea.”

“O ‘Y’ envolve a via, a rede aérea e o sistema de sinalização, algo em torno de 500 metros de extensão e que envolveu a criação desses três sistemas.”

Atividades em rede aérea (ViaMobilidade)
Atividades em rede aérea (ViaMobilidade)

A mudança também reordenou as vias das quais duas estão em uso pela ViaMobilidade. A terceira via que dá acesso à plataforma 4 foi segregada e fará parte da área da futura concessionária TIC Trens.

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  1. Assim como feito o X na linha 12 que proporcionou uma melhoria enorme na circulação na região do Brás, espero que esse Y possa melhorar a entrada e saída de trens na Barra. Parabéns aos envolvidos.

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