Linha 8-Diamante teve trecho interrompido por avaria em aparelho de mudança de via

Circulação de trens entre Júlio Prestes e Barra Funda foi interrompida até às 7h10, mas ramal voltou a operar normalmente
Estação Júlio Prestes (Jean Carlos)

A Linha 8-Diamante, da ViaMobilidade, teve a operação interrompida no trecho entre as estações Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda entre 4h45 e 7h09 desta quarta-feira, 21 de fevereiro.

Segundo a concessionária, ocorreu uma avaria em um aparelho de mudança de via na região, impedindo que os trens pudessem circular na região.

Por isso a operação foi realizada apenas entre Itapevi e Barra Funda, de onde os passageiros seguiam viagem pela Linha 7-Rubi, da CPTM.

A situação já está normalizada, explicou a ViaMobilidade.

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Há quase um ano esse trecho foi cenário de um descarrilamento justamente em um aparelho de manobra. Em 30 de março de 2023 um trem da Série 7000 teve dois vagões descarrilados justamente no aparelho de mudança de via que antecede a estação Júlio Prestes.

Problema com aparelho de mudança de via afetou a Linha 8 no ano passado na mesma região (Arte sobre imagem da TV Globo)

Veja o comunicado da ViaMobilidade:

“A circulação da Linha 8-Diamante está normalizada. Entre 4h45 e 7h09, devido à avaria em aparelho de mudança de via, a circulação entre as estações Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda da Linha 8-Diamante ficou interrompida. Como alternativa, os passageiros que precisavam circular pelo trecho puderam seguir pela Linha 7-Rubi durante a ocorrência. Os passageiros foram alertados por avisos sonoros nos trens e nas estações.”

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8 comments
  1. A empresa não consegue botar os AMVs pra funcionar direito, algo que é o básico de um ferrovia, sério como que pode isso mano? Sorte que é um trecho de baixíssima demanda, se não seria uma situação muito crítica

  2. A empresa novamente não está nem cortando o mato na L8, então imagine acreditar que fará coisas maiores nela. Tá simplesmente abandonada

  3. E é engraçado que ainda tem gente que defende essa concessão maluca. Para começar, levaram embora os ótimos trens série 8000 para outras linhas e puseram os sucatas série 7000 no lugar (não foi a VM que fez isso mas foi uma consequência da concessão, que se não ocorre, os trens 8000 estariam lá até hoje), depois essa VM não consegue fazer a operação funcionar sem falhas graves por uma semana…

    Esse AMV é de baixa velocidade, mas há um entre Imperatriz Leopoldina e Presidente Altino que é de alta, pensem só se aquele AMV falhar.

  4. Além do episódio do AMV citado tivemos que; um trecho da linha 9-Esmeralda, administrada pela ViaMobilidade, ficou paralisado após a queda de um raio atingir os sistemas de energia da linha.
    A interrupção ocorreu após a descarga atmosférica entre as estações Primavera-Interlagos e Mendes-Vila Natal na região do Grajaú por volta das 14:50h causando danos na rede aérea.
    A empresa informou que a operação PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) foi acionado e deslocou 40 ônibus para transportar os passageiros no trecho afetado, porém foi insuficiente e o tumulto generalizado formado causou um congestionamento de ~1065km na região central.
    Por mais este episódio fica claro o equívoco dos planejadores de priorizar os TIC em detrimento dos Trens Metropolitanos!

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