Após ter perdido muitos passageiros em abril por conta das maiores restrições sociais, a malha metroferroviária de São Paulo experimentou uma alta considerável em maio. Segundo dados levantados pelo site, o movimento de passageiros cresceu 23,5% em relação a abril.
Comparado a maio de 2020, o número de viagens mais do que dobrou, chegando a 94,7 milhões de entradas e transferências contra 46,5 milhões no ano passado. É também o maior movimento de passageiros num mês de 2021, superando janeiro.
A Linha 9-Esmeralda, da CPTM, foi a que mais experimentou um crescimento na demanda. Ao todo, o ramal realizou quase 6 milhões de viagens no mês passado, alta de 33,7% em relação a abril. Graças a isso, a linha voltou a ser a segunda mais movimentada da companhia, atrás apenas da Linha 11-Coral.
Outro ramal que experimentou uma alta significativa foi a Linha 2-Verde. Com quase 8,5 milhões de viagens, ela teve o melhor resultado do ano, situação também compartilhada pela Linha 5-Lilás (8,4 milhões) e todos os ramais operados pela CPTM.
A demanda de passageiros, no entanto, ainda permanece muito distante do período pré-pandemia e mesmo de alguns meses de 2020. Em dezembro do ano passado, por exemplo, o sistema realizou 103 milhões de viagens enquanto em fevereiro, último mês antes dos efeitos do Covid-19, foram 170 milhões de entradas e transferências.
Vale lembrar que em outubro de 2019 as 13 linhas que compõem a rede chegaram a transportar 205 milhões de usuários.