Linha 9-Esmeralda tem trecho interrompido na região sul por falta de energia nesta sexta, 30

Trens não circulam entre as estações Mendes-Vila Natal Jurubatuba. ViaMobilidade acionou sistema PAESE de ônibus
Composição da ViaMobilidade chegando em Grajaú (Jean Carlos)

A Linha 9-Esmeralda opera de forma parcial desde o começo desta sexta-feira (30) por conta de uma falha de energia no extremo sul do ramal. Por conta disso, os trens não estão circulando entre Mendes-Vila Natal e Jurubatuba desde 6h20.

A ViaMobilidade, responsável pelo serviço, acionou o serviço PAESE, que percorre as estações Mendes-Vila Natal, Grajaú, Primavera-Interlagos, Autódromo e Jurubatuba. São 40 ônibus disponíveis, 25 no sentido centro e os demais no sentido bairro.

O trecho a partir de Jurubatuba até Osasco opera normalmente, segundo a concessionária.

Técnicos da empresa atuam no local para resolver o problema, mas não havia previsão de normalização até a publicação deste artigo.

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8 comments
  1. Em 2008 a CPTM anunciou um plano para ampliar a capacidade energética da Linha 9 de 27 MW para 43Mw através da construção de duas novas subestações: Cidade Jardim e Socorro e da repotencialização da subestação Cidade Dutra.

    A CPTM iniciou as obras da subestação Socorro e abandonou pouco tempo depois.

    Cadê o MP em cima da CPTM (que recebeu recursos e não conseguiu implantar o plano energético da Linha 9)?

    1. Ivo, não adianta defender a Viamobilidade.

      a concessão foi para quê mesmo, segundo palavras das autoridades que promoveram e que ainda defendem a concessão? não foi para modernizar as linhas? não foi para isso que se privatiza, para melhorar? para fazer o que as autoridades do estado, dizem que o estado que eles administram não conseguem fazer (ou seja, assume na cara dura que são incompetentes)?

      sabemos que a linha 9 é a q recebeu mais investimento da CPTM e a queridinha. mas mesmo que fosse esse bagaço que a CCR tanto fala, ela continua sendo culpada, pois ela recebeu a concessão para melhorar, não para piorar. e detalhe, são palavras do presidente da viamobilidade no dia que bateu o martelo e venceram o leilão, que a partir dali as linhas 8 e 9 teriam outro padrão de atendimento. sim, estamos vendo o padrão …

      40% das ocorrências mais graves são no trecho mendes-vila natal Jurubatiba. trecho mais novo. mendes vila-natal novíssimo. qual a desculpa?

      o trem novo deu desembarque na via em menos de duas semanas de operação. segundos usuários, 16 minutos parado, desligado, portas fechadas e ar condicionado desligado. sabemos q trens novos apresentam problemas pela questão da experiência, mas cadê a operação assistida embarcada para atuar nessa falha e pelo menos concluir a viagem e depois recolher o trem?

      sem desculpas, essa concessão começou errada e a cada dia se prova um erro. e quem paga somos nós usuários e contribuintes.

      1. Acerto seria devolver a linha 9 para a CPTM (que sumiu com o dinheiro e não conseguiu construir duas subestações necessárias para o funcionamento da linha 9)?

        A concessionária já encomendou equipamentos elétricos com a Siemens para construir as duas subestações que a CPTM não conseguiu em 14 anos.

        1. se sumiu como você afirma, quem sumiu não foi a CPTM. foi alguém, que como sempre fica por isso mesmo e não é punido. você poderia aproveitar e denunciar essa(s) pessoa(s)

          você coloca erros de gestão como se isso colocasse em xeque toda a estrutura da empresa, como se a empresa se resumisse a isso, e como se isso se justificasse a concessão. e os mesmos que sumiram com o dinheiro, como vc diz, são os mesmos que aprovam todos os contratos duvidosos, inclusive esse da concessão.

          e a concessionária, por sua vez, com chefões todos oriundos da CPTM, METRO ou ligados a cargos de indicação politica, não faz sua parte e também não investe o que determina, como mostra reportagem do G1 onde 14 de 17 obras previstas para 2023 ainda não foram concluídas.

          a CPTM, com todos os seus problemas, fazia uma operação das linhas 8 e 9 com um nível muita acima do que hoje faz a viamobilidade. quem usa diariamente sente a diferença.

        2. Ivo, não sei se vc sabe, mas a CPTM não é 100% autônoma, ela é de responsabilidade do governo do estado, é o governo quem decide oq ela faz ou não faz, e se teve desvio de dinheiro como vc disse, é meio óbvio q tem participação política nisso, e a propósito, tambem há casos de corrupção do governo com a Viamobilidade, repasses bilionários sem explicar o motivo, suponho q vc deva ter uma crítica formada sobre este caso

    1. o atual não vai nem mexer. e pior, vai querer aumentar.

      ele só reverterá se a população pressionar ou começar a quebrar tudo.

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