Linha Uni conclui “obras possíveis” em 14 Bis e espera por liberação do IPHAN

Estação da Linha 6-Laranja precisa ter resgate arqueológico até o final de fevereiro para não afetar operação de outras estações, diz concessionária
A estação 14 Bis e as áreas com escavações arqueológicas (Linha Uni)
A estação 14 Bis e as áreas com escavações arqueológicas (Linha Uni)

As obras da estação 14 Bis-Saracura, da Linha 6-Laranja, chegaram a um impasse, segundo a concessionária Linha Uni.

Com apenas 14% de avanço até dezembro, o canteiro de obras concluiu os trabalhos possíveis que poderiam ser feitos enquanto é realizado o resgate arqueológico de itens encontrados no local.

Agora o projeto depende da liberação das áreas interditadas pelo IPHAN, o instituo do patrimônio histórico ligado ao governo federal, para prosseguir com as atividades.

O prazo para isso ocorrer é o final de fevereiro caso contrário “qualquer atraso subsequente impactará o cronograma das obras, comprometendo, além da entrega da Estação 14 Bis, a operação de outras estações”, explicou a Linha Uni em nota enviada ao site.

Tatuzão Sul em Bela Vista: recorde (Linha Uni)
Tatuzão Sul em Bela Vista: equipamento passou direto por 14 Bis (Linha Uni)

Tatuzão passou direto pelo local

Desde que ficou claro que o imbróglio do sítio arqueológico “Quilombo Saracura” iria impossibilitar a conclusão da laje de fundo da estação 14 Bis, a Linha Uni decidiu acelerar as escavações do Tatuzão Sul, que praticamente não parou em Higienópolis-Mackenzie e seguiu direto até Bela Vista.

Com isso, atualmente há aduelas de túneis instaladas onde deveriam ficar as plataformas de 14 Bis. A alternativa é válida, mas tem um prazo máximo para funcionar já que sem a liberação para escavação da estação, o trecho não poderia funcionar no futuro.

A outra opção é suprimir a estação 14 Bis e refazer o projeto com talvez mais um poço de ventilação na região.

O MetrôCPTM já havia mostrado com exclusividade documentos que apontavam para o prazo máximo para liberação bem como os bastidores das discussões entre a concessionária e o IPHAN.

Linha Uni sugeriu opções para colocar estrutura da galeria pluvial do século 20

O órgão tem alegado que a empresa não forneceu uma solução detalhada para resolver alguns problemas como o que fazer com estruturas de uma galeria pluvial do século 20 que foram encontradas.

A Linha Uni sugeriu colocá-las dentro ou na entrada da estação, mas o IPHAN exigiu um plano detalhado para só então decidir analisá-lo.

Enquanto isso, o Tatuzão Sul estaria próximo da estação São Joaquim, escavando por baixo da Avenida 23 de Maio. A previsão é que ele conclua os túneis neste semestre, liberando a finalização das estações e vias.

A primeira fase da Linha 6 (Brasilândia-Perdizes) tem entrega prevista para o final de 2026, já o segundo trecho deve ser inaugurado um ano depois, se o impasse for resolvido.

A galeria pluvial encontrada (Linha Uni)
A galeria pluvial encontrada (Linha Uni)

Veja a íntegra da nota da Linha Uni:

“Até o momento, todas as atividades de engenharia que podiam ser realizadas simultaneamente ao resgate arqueológico, já foram concluídas. O prazo máximo para a finalização do resgate arqueológico e o início das escavações da Estação 14 Bis é até o final de fevereiro de 2025. Após essa data, qualquer atraso subsequente impactará o cronograma das obras, comprometendo, além da entrega da Estação 14 Bis, a operação de outras estações.

O cronograma de entrega da primeira fase da Linha 6, de Brasilândia a Perdizes, está previsto para o final de 2026.”

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  1. Meus Deus que palhaçada por meia duzia de blocos do século passado prejudicar milhoes de usuários trabalhadores que passam 2 a 3 horas em transporte de má qualidade!!!!! Trabalho muito lento do Iphan….

  2. No site da linha Uni é possível ver os achados arqueológico desta estação. Uma garrafa de whiskey, uma boneca de plástico e algumas cerâmicas que vc acha em qualquer bazer de antiguidades. É importante preservar a história mas o que o IPHAN está fazendo é apenas politicagem barata pra atrasar a obra e reprimir um possível ganho de gapital político por parte da atual gestão.

    1. Exatamente, o atual presidente do IPHAN, o Grass, é um político de esquerda e forte apoiador do Lula, concorreu às eleições de governador do DF em 2022 e perdeu feio, não foi nem para 2º turno, agora tenta atrasar o máximo a entrega das estações pra prejudicar a gestão Tarcísio.

  3. Na dúvida, faz uma cotação. Pra população e pro meio ambiente, é mais importante o lixo que esses desocupados estao escavando ou a linha de metro? O que tiver mais votos, segue. Nao entendo pra que dificultar as coisas: vivemos numa democracia e a vontade da maioria devia ser seguida.

  4. Galeria dos anos 60 pqp esse iphan so pode ta de sacanagem em atrasar essa obra importantissima por causa de coisas velhas sem qqlr valor histórico real.

  5. As obras da linha 6 estão atrasadas por uma série de motivos, mas o povo acredita na desculpinha que é tudo culpa do IPHAN

  6. É IPHAN, IBAMA, CETESB, CORRUPÇÃO e tantas outras porcarias.
    Como é difícil construir e empreender neste país!
    É por isso que o Brasil nunca vai pra frente.

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