Linha Uni é autorizada a realizar estudos para expansão da Linha 6-Laranja

Concessionária também será responsável pela obtenção das licenças para as obras que incluem seis novas estações
Tatuzão Sul na estação PUC-Cardoso
Tatuzão Sul (Redes sociais)

O governo do estado autorizou nesta segunda-feira, 10, que a concessionária Linha Uni, controlada pela empresa espanhola Acciona, realize a elaboração de estudos para a ampliação da Linha 6-Laranja em suas duas pontas.

Ainda não se trata, contudo, do aval para obras civis, que dependem da assinatura de um aditivo em que os dois parceiros irão acertar a compensação pelo investimento extra.

“Estamos avançando em mais um grande projeto de mobilidade para São Paulo. A expansão da Linha 6-Laranja significa mais integração, eficiência e conforto para a população, garantindo um transporte público de qualidade e planejado para o futuro”, disse o governador Tarcísio de Freitas.

A expansão prevê, no total, mais 7 km de extensão, sendo quatro estações após São Joaquim (Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos, onde haverá conexão com a Linha 10-Turquesa, da CPTM, e com a Linha 16-Violeta, em projeto) e duas estações após Brasilândia (Morro Grande e Velha Campinas).

As duas extensões da Linha 6-Laranja
As duas extensões da Linha 6-Laranja

Vale lembrar que a concessionária finalizou a escavação do trecho operacional (entre todas as estações) da Linha 6 no domingo, 9. O tatuzão norte está sendo desmontado na estação Brasilândia enquanto o tatuzão sul ainda necessita escavar mais 400 metros para chegar ao VSE Felício Santos.

Para a extensão norte, não será usado uma tuneladora e sim o método NATM (New Austrian Tunneling Method), considerado mais adequado para o trecho.

Já a tuneladora sul deverá continuar seus trabalhos para o novo trecho após São Joaquim porém não se sabe ainda se ela terá que ser desmontada ao chegar ao VSE Felício Santos e remontada em outro lugar ou continuará seus trabalhos a partir dali.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Estação São Joaquim: tatuzão será reposicionado nesse sentido para escavar a última parte de túneis

Tatuzão da Linha 6-Laranja ainda tem mais um trecho de túneis para ser escavado

Related Posts